Índice
O que é acolhimento saúde mental?
O acolhimento em saúde mental propõe acolher pacientes que necessitam de apoio psicossocial na APS e possibilitar, através da responsabilização compartilhada, maior resolubilidade da equipe.
Quem pode fazer acolhimento psicológico?
No caso de busca por avaliação psicológica para crianças e para adolescentes, o ACOLHIMENTO se inicia com os adultos responsáveis, em geral, e pode incluir contatos e visitas às residências e/ou às escolas.
O que é apoio matricial psicologia?
Em síntese, o apoio matricial tem a finalidade de promover o diálogo com as equipes de referência trabalhando sobre situações/temáticas diversas, as quais, muitas vezes, passam despercebidas aos olhos dos profissionais das equipes de Saúde da Família ou não são bem compreendidas e/ ou trabalhadas por estes.
O que são ações de Matriciamento?
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
Como cuidar da saúde mental?
Cuidar da saúde mental deve ser uma constante e, para isso acontecer, é necessário compreender melhor o tema e, consequentemente, mudar a percepção como indivíduo, profissional, líder e empresa.
Qual a atuação do responsável pela saúde mental?
A atuação é muito específica e direcionada, por isso se diferencia daquela praticada por um enfermeiro tradicional. Ainda que todos os profissionais que atuem na enfermagem sejam extremamente importantes para o restabelecimento da saúde do paciente, o responsável pela saúde mental tem alguns diferenciais em sua forma de trabalhar.
Quando é o Dia Mundial da Saúde mental?
No dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental e para relembrar da necessidade dos cuidados que podem ajudar a manter a mente saudável. O psiquiatra, Vicente Ramatis dá algumas dicas:
Como funciona a equipe de enfermagem em saúde mental?
Para tal, a equipe de enfermagem em saúde mental promove também grupos voltados aos familiares. Assim, são feitas orientações e trocas de informações entre esses familiares com pacientes de mesma características. Outro ponto importante é a licença terapêutica, realizada com orientação da equipe terapêutica.