Índice
Como a mutação e a seleção promovem a evolução?
As mutações ocorrem ao acaso. A seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente. Pode-se então perceber que, segundo a teoria da evolução, a mutação e seleção natural constituem-se nos principais fatores evolutivos.
Como a mudança evolutiva pode ser explicada a partir da molécula de DNA?
Mutações gênicas e evolução As mutações gênicas possibilitam o surgimento de novos genes alelos numa determinada população. Por exemplo, uma coloração de pele diferente, gerada por mutação gênica em alguns indivíduos de uma população qualquer, pode se tornar vantajosa se ocorrerem mudanças ambientais.
Qual a mutação mais importante para o processo evolutivo?
Algumas mutações afetam células somáticas, não podendo ser, portanto, transmitidas aos descendentes. As únicas mutações importantes para o processo evolutivo são aquelas que afetam as células reprodutivas, pois estas podem ser transmitidas de geração a geração, causando mudanças significativas ao longo do tempo.
Por que essas mudanças acontecem graças à mutação?
Pois bem, essas mudanças acontecem graças às MUTAÇÕES, mas é a SELEÇÃO QUE O AMBIENTE FAZ que diz qual mutação é melhor para poder sobreviver. Quando pensamos em SELEÇÃO QUE O AMBIENTE FAZ devemos pensar, por exemplo, em condições do clima, disponibilidade de alimento, facilidade de se reproduzir, capacidade de fugir do predador, etc.
Será que a mutação e a seleção natural são os principais fatores evolutivos?
Pode-se então perceber que, segundo a teoria da evolução, a mutação e seleção natural constituem-se nos principais fatores evolutivos. Mas será que elas somente seriam capazes de, a partir de organismos unicelulares, originar toda a grande variedade de seres vivos que temos hoje?
Por que as mutações são de interesse evolutivo?
As mutações nem sempre são de interesse evolutivo. Algumas mutações afetam células somáticas, não podendo ser, portanto, transmitidas aos descendentes.