Índice
Por que o objetivo maior dos portugueses era chegar à Ásia?
A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contatos entre europeus com os países no Oriente. O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
Em que ano os europeus conseguiram chegar à Ásia?
1640: contributo para uma leitura global da primeira expansão europeia no Oriente. 1ª Parte: os Mares da Ásia no início do século XVI (Resumo) Na transição de 1497 para 1498 os navios de Vasco da Gama consumaram a passagem do Atlântico ao Índico, iniciando o reconhecimento dos “civilizados” mares orientais.
Qual era o objetivo das viagens dos portugueses para as Índias?
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. Uma viagem que ninguém havia feito antes ou mesmo conhecia suas possibilidades.
Quais foram as colónias de Portugal?
Restava Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Goa, Diu, Damão, Macau e Timor-Leste, entretanto renegociado com os holandeses, a quem se cederam ilhas na região (Flores e Solor).
Quais foram os colonizadores da Ásia?
As nações europeias foram responsáveis pelo processo de colonização da Ásia. O processo de ocupação e exploração do continente asiático por parte das potências europeias ocorreu no século XIX. Até o século XIX os asiáticos quase não mantinham contato com os povos europeus, salvo os viajantes comerciantes.
Macau, mesmo naquela altura já habitada por algumas povoações de chineses (na sua maioria pescadores), floresceu com a chegada dos portugueses. Os portugueses desembarcaram em Macau entre 1553 e 1554, sob o pretexto de secar a sua carga.
Qual a ideia que os portugueses tinham do território brasileiro?
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.