Índice
- 1 Qual o objetivo dos portugueses ao desbravar o mar em direção ao continente asiático?
- 2 Por que Portugal deixou de usar o Mediterrâneo para chegar ao continente asiático?
- 3 O que motivou os portugueses a buscarem novas rotas para as Índias?
- 4 Qual é a importância das especiarias para os europeus?
- 5 Que riquezas os portugueses exploraram de fato nessas terras?
Qual o objetivo dos portugueses ao desbravar o mar em direção ao continente asiático?
O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais. …
O que os europeus desejavam em Calicute?
Em maio de 1498 Vasco da Gama e seus homens aportaram em Calicute: estava traçada a rota portuguesa até o rico comércio oriental. Em todas essas regiões os portugueses fundaram feitorias e fortificações, de forma a garantir seu acesso ao comércio de especiarias, ouro, prata, marfim e escravos. A partir de 1499, d.
Por que Portugal deixou de usar o Mediterrâneo para chegar ao continente asiático?
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente.
O que os portugueses traziam da China?
Os Portugueses traziam ainda do Oriente prata, cobre, pérolas, coral, para além de imaginária, mobiliário, ourivesaria, prataria, laca (Japão), madrepérola, marfim, sândalo (de Timor), entre outras madeiras preciosas (teca, sissó…), seda e outros tecidos preciosos, porcelanas e olaria (da China, por exemplo), couros …
O que motivou os portugueses a buscarem novas rotas para as Índias?
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Entretanto, outros navegadores também tentavam descobrir atalhos que os levassem às Índias.
Qual os produtos trazidos das Índias pelos comerciantes europeus?
Confira a origem, história e principais regiões produtoras das especiarias mais exportadas do Brasil:
- Pimenta-do-Reino. (Piper nigrum)
- Pimentões: (Gênero: Capsicum)
- Gengibre: É utilizado no oriente há mais de 2.000 anos.
- Cravo-da-índia. (Syzygium aromaticum L.)
- Canela.
- Noz-moscada.
- Açafrão.
Qual é a importância das especiarias para os europeus?
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pelo simples fato de não poderem ser cultivadas neste continente em função do clima. Com o crescimento da Burguesia, a demanda por esses produtos que na época eram considerados de luxo, também cresceu e muito.
O que motivou Portugal a explorar rotas marítimas?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Que riquezas os portugueses exploraram de fato nessas terras?
Ouro e prata. Que riquezas os portugueses exploraram de fato nessas terras? O pau-brasil e as drogas do sertão. 1 2 3 Explique aos alunos que, ao longo da colonização, a incursão pelo interior do território americano permitiu aos colonizadores a descoberta de plan- tas, frutas e raízes que compunham a vegetação local.
O que atrai tanto os portugueses ao litoral?
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. “A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é para todo o nosso século XVI, o Norte da África.