Índice
Que vantagens tiveram os portugueses durante a Era dos Descobrimentos?
Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus que durou do século XV até ao XVII e foram responsáveis por importantes avanços da tecnologia e ciência náutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurança em mar aberto no Atlântico.
O que os portugueses sabiam das navegações oceânicas?
Até o século XV pouco se sabia a respeito dos oceanos e da geografia da Terra. As informações que os europeus possuíam eram imprecisas e povoadas de lendas e histórias religiosas.
Por que os portugueses foram os pioneiros nas grandes navegações?
Pioneirismo português Lisboa era um grande centro comercial no século XV. O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.
Consequências das Grandes Navegações consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes….
Qual era o interesse dos portugueses ao viajar para o Oriente?
A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contatos entre europeus com os países no Oriente. O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
Porque os portugueses buscavam um novo caminho marítimo para as Índias?
O projeto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado pelo rei português D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias.
O que os portugueses buscavam no além mar?
Em suas expedições à África, a coroa portuguesa buscava jazidas de ouro e praças de comércio de especiarias e escravos. Quando era necessário, alguns portugueses adentravam o território, buscavam os centros comerciais, fundavam feitorias, mas nunca estabeleciam um domínio político-militar.
Quais eram os principais objetivos das navegações para os portugueses?
Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar….
Qual foi o país pioneiro no processo das grandes navegações?
portugueses
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano….
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica. No século XV, Portugal era uma nação politicamente estável.
Quais as consequências das viagens marítimas?
Consequências da expansão marítima europeia Depois da expansão marítima europeia o eixo econômico passou a ser o oceano Atlântico. A mudança do eixo econômico valorizou a cidade portuguesa de Lisboa. Posteriormente, a cidade espanhola de Sevilha….
Quais as consequências das grandes navegações para Portugal?
O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.