Como e possivel em nossa sociedade atual ainda termos espalhados tantos mitos gregos e de outras identidades?

Como é possível em nossa sociedade atual ainda termos espalhados tantos mitos gregos e de outras identidades?

Uma boa dica de leitura é o livro “O Poder do Mito”, de Joseph Campbell.

Como os mitos ainda fazem parte do nosso cotidiano?

Mitos que ainda sobrevivem, integram o cotidiano porque fazem sentido, assim como os rituais. Sobrevivem porque conseguem satisfazer exigências do pensamento, embora a lógica as faça de modo mais rigoroso.

Em que sentido o mito ainda faz parte da vida do homem contemporâneo?

Como exemplo, cita-se a lenda da caipora, do lobisomem, do saci, etc. Portanto, o mito é uma narrativa inventada para explicar fatos reais e a lenda um acontecimento misto de realidade e imaginação. Através benzeduras, invocação de espíritos, rezas, enfim que o mito sempre fez e fará parte da vida humana.

Por que a mitologia grega ganhou destaque sobre outros povos?

De fato, a mitologia gregaganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofiae a matemática, por exemplo, são “invenções” gregas.

Quais são as obras mais importantes da mitologia grega?

Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a “Ilíada” e a “Odisseia”, que datam provavelmente do século 9 a.C., e a de Hesíodo, “Teogonia”, escrita possivelmente no século seguinte. Homero e Hesíodo. Essas três obras podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da mitologia grega.

Qual a origem dos mitos?

2 Uma razão para se examinar os mitos é que eles são a base de crenças e rituais ainda hoje encontrados nas religiões. Por exemplo, a crença numa alma imortal remonta aos antigos mitos assírio-babilônicos, passa pela mitologia egípcia, grega e romana e chega até a cristandade, onde se tornou um dogma básico de sua teologia.