Qual a motivacao e objetivo do USMCA?

Qual a motivação e objetivo do USMCA?

O principal objetivo do USMCA é incentivar a zona de livre comércio entre os países membros, desenvolvendo as economias e facilitando a comercialização de bens e serviços.

Quando foi assinado o Usmca?

Acordo Estados Unidos-México-Canadá

USMCA United States–Mexico–Canada Agreement (em inglês) Tratado entre México, Estados Unidos y Canadá (em espanhol) Accord États-Unis-Mexique-Canada (em francês)
Tipo de tratado Acordo de livre comércio
Esboçado 30 de setembro de 2018
Assinado 30 de novembro de 2018

Qual é a nova versão do NAFTA?

O acordo é considerado um NAFTA 2.0, uma nova versão do antigo acordo. O NAFTA se encontrava em vigor desde 1994, abarcando estes mesmos países. Desta forma, os países envolvidos, representados por Donald Trump, Enrique Peña Nieto e Justin Trudeau, concordaram em determinar novas regras em relação ao comércio mútuo.

Quais são as principais mudanças do acordo NAFTA?

As principais mudanças são: Como já dito anteriormente, o acordo deixa de ser chamado de Nafta para ser chamado de USMCA. A cláusula de revisão sofreu alteração. O antigo acordo não tinha validade. Já o novo acordo ficará em vigor por 16 anos, sendo revisado a cada 6 anos passível de prorrogação. O setor agropecuário do Canadá abrirá o mercado,

Quais os objetivos do NAFTA?

Os principais objetivos do Nafta eram: Reduzir as barreiras alfandegárias, no que tangem às taxas cobradas em relação aos produtos importados; Favorecer a circulação dos bens e serviços entre os países; Promover o aumento das oportunidades de investimento entre os países;

Qual a renegociação do NAFTA?

A renegociação do Nafta era uma das promessas-chave da campanha de Trump. Ele afirma que o acordo privava trabalhadores americanos de empregos. Trump disse: “Esta é uma vitória colossal de nossos agricultores, pecuaristas, funcionários de companhias de energia e de fábricas, e de todos os trabalhadores americanos nos 50 estados.”