Índice
Quem assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear?
A época, os Estados Unidos e a União Soviética, na qualidade de co-presidentes do Comitê de Desarmamento, apresentaram aos demais membros uma proposta final de texto. Essa proposta foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em 12 de junho de 1968, vigorando a partir de 5 de março de 1970.
O que é TNP Brasil?
O Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) é um acordo entre Estados soberanos assinado em 1968, vigorando a partir de 5 de março de 1970.
Por que o tratado não foi ratificado?
Em sua origem, o Tratado tinha como objetivo limitar o armamento nuclear desses cinco países — sendo que a antiga União Soviética foi substituída pela Rússia —, que ficaram obrigados a não transferir essas armas para os chamados “países não nucleares”, nem auxiliá-los a obtê-las. A China e a França, entretanto, não ratificaram o tratado até 1992 .
Quais países aderiram ao TNP?
Até o presente momento, 189 países aderiram ao TNP, sendo exceção Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte (este último havia aderido ao tratado, retirando-se mais tarde, em 2003). A questão principal a ser enfrentada é a do desequilíbrio entre os signatários.
Quando começou a tramitação do projeto de autorização para o país subscrever o Tratado?
A tramitação, no Congresso brasileiro, do projeto que solicitava a autorização para o país subscrever o tratado teve fim em julho de 1998, após passar pelo Senado Federal.
Quais são os signatários do TNP?
Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China — todos signatários do TNP — possuem 90% das armas nucleares, sendo o restante distribuído entre Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. Até o presente, 189 países ratificaram o documento, e nenhum deles se retirou do Pacto, exceto a Coreia do Norte, que o fez em 2003.