Índice
Como foi a tetrarquia romana?
O sistema governativo designado por tetrarquia tinha como principal objetivo a manutenção de um poder imperial forte na altura em que o Império romano se vira dividido em duas partes – Ocidente e Oriente. Assim, cada parte do império tinha à frente dos seus destinos um Augusto cuja eleição era feita pelo exército.
O que foi a tetrarquia explique?
Tetrarquia (do grego tetra, por derivação de tétares, “quatro,” e árchein, “governar”) designa qualquer sistema de governo em que o poder esteja dividido entre quatro indivíduos, denominados “tetrarcas”. Usualmente aplica-se à tetrarquia introduzida pelo imperador romano Diocleciano, em 293, e que perdurou até c. 313.
O que foi a Tetrarquia criada por Diocleciano?
Sistema de governo definido por Diocleciano (284-305 d. C.) em que se previam dois Augustos (dos quais somente o mais velho podia legislar) e dois Césares (estes só podiam ascender ao poder depois dos primeiros abdicarem).
Quando começou o período de declínio do Império Romano?
As invasões bárbaras e os saques dão início ao processo de declínio do Império Romano, que se desintegrou em 476, ano que marca não apenas o fim do Império do Ocidente, mas também o período histórico que chamamos usualmente de Idade Antiga.
Qual foi a preferência de Diocleciano para a perseguição cristã?
A preferência de Diocleciano por um governo de cariz pró-activo, combinada com a sua auto-imagem de restaurador do glorioso passado de Roma, despoletaram a mais terrível perseguição na história de Roma. No inverno de 302, Galério pressionou Diocleciano para iniciar uma perseguição geral dos cristãos.
Como se estabeleceu o Império Romano?
O Império Romano, já na época de Augusto, abrangia a maior parte do mundo então conhecido. Suas legiões garantiam a dominação das províncias, fornecedoras de riquezas que fizeram a grandeza de Roma. O Império se estabeleceu de fato em Roma quando Caio Otávio retornou do Egito com seu numeroso exército.
Quando começou a queda do Império Romano do Ocidente?
Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente (476 DC) e termina com a queda de Constantinopla (1453 DC = o fim do Império Romano do Oriente) e o período após o descobrimento da América em 1492 por Cristóvão Colombo; para fins práticos: 476-1499 DC.