Qual era a principal função do senado romano?
O senado romano foi uma forma de organizar e dirigir a sociedade, presente tanto na monarquia, como na república e no império romanos, embora com mais poderes e destaques durante o período republicano. O cargo no senado era vitalício e destinava-se ao controle da sociedade e à formulação de leis.
Quem participava da Assembleia romana?
Quem presidia a Assembleia tribal era geralmente um cônsul (a magistratura romana mais elevada) ou um pretor (a segunda mais alta) e tinha como objetivo principal eleger outras três magistraturas: questores, edis curulares e os tribunos consulares. Além disso, competia a ela julgar os processos romanos.
Quem exercia o poder judiciário em 1824?
Constituição (1824), art. 99). O Poder Judiciário seria composto pelos juízes de direito, jurados, relações provinciais e o Supremo Tribunal de Justiça, além dos juízes de paz, cuja criação era prevista pela Carta Magna (BRASIL. Constituição (1824), art.
Qual era o poder do Senado?
Assim, o poder do senado estava em influenciar nas escolhas dos cargos que regiam tanto o mundo político, como a vida religiosa. O senado não era o único responsável por essa escolha.
Qual o número de membros do Senado?
Na origem, o Senado tinha 100 membros, 600 na época de Sila (82-79 a. C.), 900 com Júlio César e 300 na parte final do Império. A aristocracia senatorial foi sempre a classe social mais elevada do estado romano, mesmo nos últimos tempos do Império.
Qual a função do Senado?
Os anciões detinham a autoridade dentro de seus grupos (formados por parentes e escravos), e dentro de cada clã um ancião iria representa-lo diante do Senado. A função do Senado entre os séculos VII a VI a.C. era de discutir assuntos públicos variados que interessassem a população da cidade.
Qual a origem dos senadores?
A origem dos senadores (vitalícios) provém da sua riqueza e estatuto social, sendo assegurado pelos censores.