Qual o principal objetivo dos creditos de carbono?

Qual o principal objetivo dos créditos de carbono?

Créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono à atmosfera. Crédito de carbono é um conceito, surgido a partir do Protocolo de Kyoto em 1997, que visa à diminuição dos gases de efeito estufa, que provocam diversos problemas ambientais associados às mudanças climáticas.

Porque comprar crédito de carbono?

Possível aumento dos níveis de emissão de gases poluentes por parte dos países que compram créditos de carbono. Redução da emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o aquecimento global e estabilizando o efeito estufa.

O que são mercados de carbono?

O mercado de carbono é a negociação de títulos relacionados ao direito de emitir quantidade pré-determinada de GEE. Nos mercados não voluntários, o governo define limites de emissões dessas substâncias para setores produtivos e empresas.

Como funciona o crédito de carbono?

O crédito de carbono funciona assim: uma entidade paga a outra pelo direito de emitir gases que provocam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). O recebedor desse dinheiro, em tese, o investe em fontes de energia renováveis e deixa de desmatar.

Quem é o maior receptor do crédito de carbono?

O Brasil, que concentra um terço da área de floresta tropical do mundo, é um dos maiores receptores de recursos do crédito de carbono.

Qual o argumento dos defensores dos sistemas de crédito de carbono?

Um argumento repetido pelos defensores dos sistemas de crédito de carbono é de que as tentativas feitas até agora não tinham dado a eles uma chance real de funcionar.

Qual o conceito de carbono azul?

Carbono azul, ou blue carbon, é um conceito que se refere a todo carbono que é capturado da atmosfera ou oceano e é armazenado nos ecossistemas costeiros. Os ecossistemas costeiros estão entre os mais produtivos do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=AMKeuAoWuL4