Índice
Quais foram as maiores mudanças com a administração pública gerencial e como e quando ocorreu?
Cumpre salientar que a reforma da administração pública, ou seja, a mudança do modelo burocrático para o modelo gerencial se deu no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Tal reforma foi sugerida desde 1995 e se apresenta como a segunda reforma, já que a primeira foi a burocrática de 1936.
Como ocorreu a evolução da administração pública?
No Brasil observa-se que a evolução da administração pública foi baseada em três modelos básicos de gestão: patrimonialista, burocrático e gerencial. Considera-se também o surgimento de um conjunto de novas ideias e práticas de gestão conhecidas como nova gestão pública.
Quais são as fases da administração pública?
A Administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial sintetizam, idealmente, três distintas maneiras de gestão do patrimônio do Estado. Na evolução do Estado moderno, é possível observar significativas mudanças na relação da sociedade com o patrimônio público.
Quais as fases históricas da administração e suas principais características?
Ela desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914.
Quando surgiu a administração pública burocrática?
A primeira tentativa de introduzir, no Brasil, a administração pública gerencial, deu-se em 1967 – Governo Castelo Branco – por intermédio do Decreto-Lei n° 200, que promovia uma radical descentralização da administração pública brasileira.
Quais as diferenças entre administração pública patrimonialista burocrática e gerencial?
No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.
Quando e como começou a administração pública no Brasil?
Histórico. O surgimento da administração pública no Brasil se dá com o fracasso da outorga da administração do território a particulares, através do sistema conhecido como capitanias hereditárias e a instituição do governo geral, em 1549.
Qual filósofo definiu as três formas de administração pública?
Política. Montesquieu propôs a divisão dos três poderes em: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Montesquieu foi um dos principais filósofos responsáveis pela teoria dos Três Poderes. Desde a Antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político.
Como está a administração pública no Brasil?
A Administração pública no Brasil se dá através de duas formas, Direta e Indireta. Na Administração Direta o Estado exerce sua funções através dos três poderes, o Executivo, responsável por administrar o bem público, o Legislativo, que é quem cria as leis e o Judiciário, que fica com a tarefa de julgar.
O que foi a administração pública burocrática?
A Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, busca romper com o modelo anterior, patrimonialista, pois separa os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público.