Índice
Qual a função do antisséptico?
Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.
Para que serve antisséptico tópico?
Antisséptico tópico. Uso adulto e pediátrico. Este medicamento é indicado no combate aos microorganismos e no alívio temporário da dor de pequenos ferimentos ou cortes, arranhões ou queimaduras leves.
Como usar antisséptico tópico?
Posicione a válvula em direção a área afetada, mantendo uma distância de 5 a 10 cm do local ferido. Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.
Como é aplicado o antisséptico no corpo?
O antisséptico foi desenvolvido para ser aplicado no corpo, enquanto o desinfetante é para superfícies não-vivas, como bancadas e corrimãos. Em um ambiente cirúrgico, por exemplo, um médico aplicará um antisséptico no local da cirurgia no corpo de uma pessoa e usará um desinfetante para esterilizar a mesa cirúrgica.
Quais são os agentes antissépticos?
Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1. Álcool etílico é usado como antisséptico e
Por que os antissépticos são naturais?
Hoje em dia, apesar da maioria dos antissépticos comercializados seja resultado de um processo químico bem elaborado, também é possível encontrar vários antissépticos de origem natural, como a saliva, que ajuda a eliminar muitos microrganismos da nossa cavidade bucal. O mel é uma das propriedades medicinais que tem sido usado há muitos séculos.
Quais são os antissépticos e desinfetantes?
Antissépticos e desinfetantes são utilizados há muito tempo na assistência à saúde de pacientes em hospitais, ambulatórios, clínicas e consultórios, representando papel importante nas práticas de controle e prevenção de infecções1. Compreendem ampla variedade de agentes químicos que proporcionam antissepsia, desinfecção e preservação.