O que é a descontinuidade de Mohorovicic separa?
A descontinuidade de Mohorovicic separa a crosta, situada acima desta descontinuidade, do manto, zona situada abaixo daquele limite. …
O que são as descontinuidades e o que elas representam?
Descontinuidade é um termo usado em geologia para designar as camadas de transição, tanto no interior da Terra, onde há diferença na densidade da rocha constituinte (descontinuidade da densidade) quanto para designar diferentes fácies sedimentares.
Quais foram as contribuições de Mohorovicic?
Andrija Mohorovičić (Volosko, 23 de janeiro de 1857 – Zagreb, 18 de dezembro de 1936) foi um meteorologista, sismologista e geofísico croata que ganhou fama ao postular a existência de uma descontinuidade nas propriedades mecânicas dos materiais geológicos marcando a transição entre a crusta e o manto da Terra.
Qual a origem das ondas P?
Foi nomeada em honra da sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann que reparou que ondas P, que deveriam ter sido totalmente reflectidas pelo núcleo, eram registadas em sismogramas na zona de sombra P (zona em que as ondas P não se propagam).
Qual a velocidade das ondas S?
As ondas S propagam-se apenas em corpos sólidos, uma vez que os fluidos (gases e líquidos) não suportam forças de cisalhamento. A sua velocidade de propagação é cerca de 60% daquela das ondas P, para um dado material.
Qual a velocidade de propagação destas ondas?
A velocidade de propagação deste tipo de ondas varia com o meio em que se propagam, sendo típicos valores de 330 m/s no ar, 1 450 m/s na água e 5 000 m/s no granito. Não são tão destrutivas como as ondas S ou as ondas de superfície que se lhes seguem.
Quais são as ondas de superfície?
Propagam-se pela superfície a partir do epicentro de um sismo (tal como as ondas de uma pedra ao cair num charco), com velocidades mais baixas que as ondas de corpo. Existem dois tipos de ondas de superfície: ondas de Rayleigh e ondas de Love.
https://www.youtube.com/watch?v=VpSs8ZGrI6Q