Como o raio UV danifica a pele?

Como o raio UV danifica a pele?

A radiação ultravioleta é a principal causa do câncer de pele. Ela danifica o DNA dos melanócitos, células que escurecem a pele com um pigmento chamado melanina. A radiação causou um dano no DNA conhecido como dímero ciclobutano (CPD), responsável pela formação de células cancerígenas.

Por quê os raios UVA e UVB tem ação mutagênica?

Pesquisa do ICB revela que lesões por raios UVA ocorrem por exposição direta e por intermédio de outros subprodutos celulares da radiação. Ele conta que há estudos que mostram que essas lesões podem causar mutações claramente associadas ao desenvolvimento de câncer de pele.

Quais são os impactos dos raios UVA e UVB na pele?

O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Por que a luz UV danifica a pele?

A luz UV (todos os tipos) danifica o ácido desoxirribonucleico (DNA, o material genético do corpo), o que pode, basicamente, resultar em câncer. O envelhecimento precoce da pele e a formação de rugas são, também, efeitos prejudiciais causados pela luz UV. As queimaduras solares também resultam da luz UV, principalmente dos raios UVB.

Como a pele sofre com a exposição à luz UV?

A exposição à luz UV causa rugas finas e profundas, pigmentação irregular, manchas grandes semelhantes a sardas chamadas lentiginas, tez amarelada e textura de pele coriácea e áspera. Embora as pessoas de tez clara sejam muito mais vulneráveis, a pele de qualquer indivíduo sofre alterações quando muito exposta ao sol.

Qual a relação causal entre câncer de pele e radiação UV?

Há uma forte relação causal entre o câncer de pele e exposição prolongada à radiação UV solar e de fontes artificiais. Os olhos são particularmente sensíveis à radiação UV. Mesmo uma pequena exposição de alguns segundos pode resultar em uma condição dolorosa, mas temporário conhecido como photokeratitis e conjuntivite.

Qual o efeito da radiação ultravioleta sobre a pele?

A exposição excessiva à radiação ultravioleta está associada com diferentes tipos de cancro da pele, queimaduras solares, envelhecimento acelerado da pele, bem como a catarata e outras doenças oculares. A gravidade do efeito depende do comprimento de onda, a intensidade e duração da exposição. Efeito sobre a pele