Quais sao os efeitos da migracao?

Quais são os efeitos da migração?

Estudos de migração revelam uma ampla gama de enfermidades, da depressão e estresse traumático ao suicídio e outras formas de doenças psiquiátricas (Friis, Yngve e Persson, 1998). Os efeitos na saúde da população que emigra é uma ocorrência que continua gerando controvérsias.

Quais foram as consequências dessas migrações sem planejamento?

O resultado foi um superpovoamento das áreas urbanas, surgimento de bairros em áreas que não eram próprias para serem ocupadas, favelas, subempregos, desemprego e aumento da pobreza. As cidades não comportaram o grande fluxo populacional, o que acarretou graves problemas ambientais e urbanos.

Quais são os pontos negativos da migração?

Os migrantes freqüentemente sofrem abuso e discriminação racial, o que divide as comunidades e pode aumentar o crime. O migrantes freqüentemente vivem em bairros com outras pessoas provenientes do mesmo lugar.

Quais as relações das migrações com o desenvolvimento econômico?

Então, deve-se acrescentar que o relacionamento entre esses dois processos tem um caráter complexo. A migração pode influenciar o desenvolvimento econômico do país de origem, mas também o desenvolvimento econômico – como foi demonstrado no caso brasileiro – exerce influência sobre a migração.

O que é migração econômica?

O que é Migração: A migração econômica é a que exerce maior influência na população. É entendida como o deslocamento de contingentes humanos para áreas onde o sistema produtivo concentra uma maior ou uma melhor oportunidade de trabalho….

Quais são as causas e consequências das migrações?

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Quais as consequências dos movimentos migratórios do Sul ao Sudeste?

Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do Sudeste, principalmente para São Paulo. Outra consequência do atual modelo de produção é a migração da população rural para as cidades, fenômeno denominado êxodo rural.

Quais as vantagens e desvantagens da migração?

– Tiram o direito de muitos trabalharem no seu próprio país… Para a sociedade tem a seguinte vantagem: – Intercâmbio cultural… A imigração beneficia os países, os de origem e os de destino,o emigrante médio que sai da América Latina ou da Ásia tem mais do dobro da escolaridade do que os que ficam….

O que é migração económica?

A migração econômica é a que exerce maior influência na população. É entendida como o deslocamento de contingentes humanos para áreas onde o sistema produtivo concentra uma maior ou uma melhor oportunidade de trabalho….

Quais são os dois principais fatores que levaram a migração da população pelos setores da economia?

As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.

Quais as vantagens da chegada de imigrantes em um país?

Os imigrantes fazem subir a procura de bens e serviços, contribuem para o aumento do produto interno bruto e para os cofres do Estado, mais do que aquilo que recebem de retorno. Isto não acontece apenas no Estado que os recebe, mas também naquele de onde saíram….