Índice
Como estava organizada a sociedade antes da Revolução Francesa?
A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: Primeiro Estado – era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro. Segundo Estado – era a nobreza em geral.
Como estava dividida a sociedade francesa antes da Revolução Francesa no final do século xviii?
O primeiro estado era constituído pelo clero (formado pelos padres e bispos da Igreja Católica). O segundo, pela nobreza. Juntos, os dois estados representavam apenas 4% da população, embora tivessem grandes privilégios.
Como estava dividida a sociedade durante a Revolução Francesa?
Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).
Que classe social liderou a Revolução Farroupilha?
Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
Qual foi o sistema político predominante na Europa entre os séculos XVI e XVIII?
Sistema político predominante na Europa entre os séculos XVI e XVIII O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
Durante o século XVIII, a injustiça social predominava na França, cuja sociedade era estratificada da seguinte maneira: Terceiro Estado: reunia todos aqueles que não faziam parte do Primeiro e Segundo Estados. Era composto basicamente por camponeses, trabalhadores urbanos e a burguesia.
Qual a origem desse acontecimento histórico na França?
Diversos fatores que possibilitaram esse acontecimento histórico estavam incutidos na França durante o século XVIII. Nessa época, os burgueses estavam preocupados em industrializar o país, mas barreiras que restringiam a liberdade do comércio internacional impossibilitavam essa ascensão.
Qual foi a falência político-econômica da França?
A falência político-econômica foi acompanhada por demissões de ministros que instituíram que a nobreza e o clero deveriam pagar impostos. No geral, a França passava por uma decadência que envolvia todos seus órgãos governamentais e esse fator foi decisivo para que a revolução viesse a acontecer.