Qual e o nome da erosao causada pela chuva?

Qual é o nome da erosão causada pela chuva?

A erosão pluvial é o principal tipo de erosão, causado pela ação da água das chuvas.

Como ocorre o processo da erosão hídrica provocada por uma chuva intensa?

A cobertura superficial dissipa a energia da chuva e, em parte, protege a superfície do solo do selamento e, com isto, aumenta a infiltração e diminui o escoamento superficial e a erosão hídrica (Duley, 1939; Castro et al., 2006).

Como a chuva contribui para a erosão do solo?

Um dos aspectos mais importantes a ser considerado no processo erosivo é o impacto da gota de chuva sobre o solo nu. As chuvas subsequentes intensificarão as taxas de enxurrada , potencializando as modalidades de erosão que resultam do escoamento superficial.

Qual a relação da chuva com a erosão?

A chuva é o principal agente ativo que intervém na erosão do solo. De um modo geral, toda erosão de solo (omitida a erosão eólica, de pouco significado para as nossas condições) exige a pre- sença de água sobre o terreno. Há uma tendência de aumentar as perdas por erosão com o aumento das quantidades totais de chuva.

O que é erosão e quais os tipos?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

Quais são os principais tipos de erosão em ambientes com clima tropical?

Conheça os Principais Tipos de Erosão

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:

Quais são as formas que pode acontecer na erosão hídrica?

Erosão Pluvial, aquela causada pela ação das chuvas; • Erosão Fluvial, causada pela ação dos rios; • Erosão Lacustre, ocasionada pela ação dos lagos; • Erosão Marinha, causada pela ação dos mares.

Que práticas podem ser utilizadas para minimizar os efeitos da chuva no controle da erosão hídrica?

Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão.

Qual é o efeito da chuva sobre o solo?

As gotas de chuva atingem a superfície do solo com uma velocidade entre 5 e 15 km/h. Dessa forma, a primeira etapa da erosão é o impacto direto das gotas de chuva, que provoca forte desagregação do solo, o qual ocorre somente quando a superfície do mesmo encontra – se descoberta.

Quais são os 5 fatores que afetam a erosão hídrica?

Erosão é o processo de desprendimento e arraste das partículas do solo causado pela água e pelo vento; entre os fatores que influenciam a magnitude do processo erosivo estão as chuvas, a infiltração, a topografia do terreno, a cobertura vegetal e a natureza do solo (BERTONI E LOMBARDI NETO, 2005).

Em quais climas a erosão da chuva é mais atuante?

Erosão pluvial: é ocasionada a partir da transformação do relevo oriunda das águas da chuva (em latim pluvia = chuva). Essas águas agem com grande intensidade em algumas regiões do mundo, em especial nas áreas tropicais e equatoriais, onde a precipitação é mais intensa.

Quais são os tipos de erosão?

Tipos de erosão

  • Erosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano.
  • Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro.
  • Erosão fluvial.