Índice
- 1 Quais são os tipos de água subterrânea?
- 2 Qual o principal processo de captação e abastecimento das águas subterrâneas?
- 3 Quais os fatores para uma maior reserva de água subterrânea?
- 4 Quais são os métodos utilizados para realizar a captação de águas subterrâneas?
- 5 Qual é a origem das águas subterrâneas?
Quais são os tipos de água subterrânea?
As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água.
Qual o principal processo de captação e abastecimento das águas subterrâneas?
As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície. No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão….
Como são denominadas as águas subterrâneas armazenadas?
As rochas que armazenam as águas subterrâneas são conhecidas como aquíferos, e as rochas que deixam fugir as águas subterrâneas denominam-se aquifugos. Existem 2 tipo de aquíferos principais entre as rochas: os aquíferos denominados primários ou por poros e os secundários ou por fraturas e diáclases das rochas….
Como se acumulam as águas subterrâneas?
A parte da água infiltrada é retida pelas raízes das plantas e acaba evaporando através da capilaridade do solo ou através da transpiração desses vegetais; outra parte da água move-se para as camadas mais profundas, por efeito da gravidade, até chegar a chamada zona de saturação.
Quais os fatores para uma maior reserva de água subterrânea?
A exploração da água subterrânea está condicionada a três fatores: quantidade (condutividade hidráulica, coeficiente de armazenamento de terrenos); qualidade (composição de rochas, condições climáticas e renovação das águas); econômico (depende da profundidade do aqüífero e das condições de bombeamento).
Quais são os métodos utilizados para realizar a captação de águas subterrâneas?
A captação de recursos hídricos subterrâneos é feita através de poços tubulares. Estes poços tubulares são feitos através de perfuratrizes, onde, dependendo da constituição da rocha armazenadora do aquífero e/ou da constituição da camada impermeável acima do aquífero, será utilizada uma perfuratriz diferente.
Onde se encontra as águas subterrâneas?
As águas subterrâneas referem-se a toda e qualquer quantidade de água presente abaixo da superfície terrestre. Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima.
Que tipo de materiais podem conter a maior quantidade de água subterrânea?
Um maciço rochoso ou um solo argiloso, pode servir de leito para as águas subterrâneas, pois permitem que ela se acumule e elimine todos os espaços vazios do solo. Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas.
Qual é a origem das águas subterrâneas?
Quando chove sobre os continentes, parte da água é retida pela vegetação e acaba evaporando novamente para a atmosfera. Nessa região do sub-solo todos os poros da formação sedimentar, as fissuras das rochas, enfim os espaços vazios são preenchidos com água, constituindo aquilo que se denomina de Água Subterrânea.