Índice
São fatores que podem influenciar na cronologia da erupção dentária?
Os fatores locais relacionados na literatura em relação à alteração da cronologia de erupção dentária são: presença de tecido cicatricial mucoso, fibromatose e hiperplasia gengival, tumores, lesões ou anquiloses nos dentes decíduos, perda prematura dos dentes decíduos, dentes decíduos impactados, erupção ectópica.
Qual a estrutura mais importante para que ocorra a erupção dentária?
A erupção dentária é um processo no desenvolvimento do dente no qual os dentes irrompem na boca e se tornam visíveis. Atualmente, acredita-se que o ligamento periodontal desempenhe um papel importante na erupção dentária.
Como ocorre a erupção dos dentes?
O processo de erupção dental pode ser dividido em 3 fases: Pré-eruptiva: intraóssea e sem movimentação do germe dental. Eruptiva ou pré funcional: envolve o movimento intraósseo criando uma trajetória de erupção. Pós-eruptiva ou funcional: fase totalmente extraóssea e inicia-se quando o dente entra em oclusão.
O quê é erupção no dente?
A erupção dentária é caracterizada pela movimentação dinâmica e contínua do dente durante a sua formação, até atingir a sua posição funcional na cavidade oral(1-3), sendo a média de tempo do rompimento da mucosa gengival até sua total erupção cerca de dois meses(4).
Qual a sequência de erupção ideal para cada dentição?
Há certos intervalos normais na sequência de erupção decídua, no qual, inicia-se com a erupção dos incisivos centrais, seguido dos laterais, primeiros molares, caninos e segundos molares, sendo que, de maneira geral, os inferiores antecedem os superiores, favorável para o desenvolvimento correto da oclusão (CORRÊA.
Qual a cronologia de erupção dos dentes permanentes?
– canino superior: 11-12 anos; – 2º molar inferior: 11-13 anos; – 2º molar superior: 12-13 anos; – 3º molar ou dente do siso superior e inferior: 18-25 anos.
Como se forma a cripta óssea?
O osso do processo alveolar circunda o folículo dentário constituindo a cripta óssea. As células do epitélio interno começam a se diferenciar tornando-se cilíndricas e adquirindo polaridade (oposto à papila dentária). Quando acontece esse processo, essas células se transformam em pré-ameloblastos.
São eventos que ocorrem na fase pré eruptiva da erupção dentária?
1) Movimento Pré-Eruptivo → Crescimento concêntrico do germe dentário no interior de seu folículo, sem movimento muito ativo, no inicio, em direção a cavidade oral. → Externamente o osso alveolar estará sendo desenvolvido, formando uma cripta óssea.
Quando ocorre a erupção dentária?
Geralmente, o primeiro dente decíduo irrompe entre os quatro e dez meses de idade, e todos os dentes decíduos estão presentes na cavidade bucal por volta dos 30 meses de idade….
Quais são os primeiros dentes a erupcionar?
Sequência de erupção Os incisivos centrais inferiores e os incisivos centrais superiores geralmente nascem primeiro, de acordo com a ADA, e são seguidos pelos incisivos laterais (os dentes logo ao lado dos dentes frontais superiores e inferiores)….
Quais são os sintomas associados a erupção dentária?
Os sinais e sintomas mais comuns apresentados durante a erupção dos dentes decíduos encontrados na literatura são:
- o aumento da temperatura,
- corrimento nasal,
- apatia,
- aumento da salivação,
- perturbações gastrintestinais,
- irritabilidade,
- perda de apetite,
- diminuição do sono,
Qual a sequência de erupção dos dentes Deciduos?
A sequência dos dentes decíduos é a mesma em todos os trabalhos levantados, em média, o que evidencia uma provável influência genética, iniciando-se com o incisivo central, incisivo lateral, primeiro molar, canino e finalizando com o segundo molar [4, 9, 15, 20, 23].