Qual foi a metodologia utilizada em Reggio Emilia?

Qual foi a metodologia utilizada em Reggio Emilia?

A abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional baseada na imagem de uma criança portadora de grande potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende e cresce na relação com os outros. “A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.

Como era a metodologia de Loris Malaguzzi?

Entenda quem foi Loris Malaguzzi Ele acreditava que as crianças deveriam aprender automaticamente, por meio de uma relação linear de causa e efeito entre os processos de ensino. Outro grande diferencial é a participação dos pais nas escolas (inclusive, naquela época eles ajudavam a administrá-las).

O que Malaguzzi perguntava para os professores?

“Malaguzzi perguntava aos seus professores: ‘O que te encantou hoje? Esse encanto nos deixa mais humildes também porque deveríamos ter mais fé nas crianças”, afirma Moss, que escreveu o livro “Loris Malaguzzi e as Escolas de Reggio Emilia: Uma seleção de escritos e palestras, 1945-1993”, ainda não traduzido no Brasil.

O que é a escola Reggio Emilia?

A proposta educacional Reggio Emilia foi idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na Itália, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. A ideia, de uma forma resumida, é que a criança deve ser a protagonista na construção do seu conhecimento.

O que te encantou hoje Malaguzzi?

O que defendia Loris Malaguzzi?

Malaguzzi (2016) defende que a escola deve proporcionar subsídios que a criança use para expandir a possibilidade de fazer crescer as potencialidades dela, um crescimento mediante a exploração do que o pedagogo nomeou como as “cem linguagens” que cada criança tem.

Qual a abordagem educacional de Reggio Emilia?

Inovadora, a abordagem educacional de Reggio Emilia é de origem italiana e propõe uma experiência pedagógica única. Voltado à educação infantil, o processo envolve ativamente pais, alunos e professores e tem como ponto central o desenvolvimento completo das crianças.

Como usar a sala de aula na metodologia Reggio Emilia?

A sala de aula deve ser vista primordialmente como um lugar de aproximação. Na metodologia Reggio Emilia, ela deve ser usada para abordar assuntos globais e conectar determinado grupo de alunos. Esse é o espaço ideal para incentivar as crianças a abrirem o coração. Dê espaço para que elas falem sobre seus desconfortos, aprendizados e experiências.

Quais são os diferenciais das escolas Reggio Emilia?

Quais são os diferenciais das escolas Reggio Emilia? Quebrando paradigmas de educação, este modelo propõe um novo olhar sobre a relação de poder estabelecida entre professor e aluno. O modelo propõe uma troca entre as duas partes: o professor também aprende enquanto ensina as crianças.

Qual o papel das escolas no sistema Reggio Emilia?

O protagonismo infantil. O papel das escolas no sistema Reggio Emilia é criar espaços e situações para que cada criança desenvolva sua própria individualidade. Para atingir esse objetivo, os adultos precisam reconhecer tais potencialidades. Seguindo a perspectiva do protagonismo infantil, as escolas devem trabalhar com linguagens que valorizem