Índice
Qual é a importância da Psicologia para a Educação?
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
Como são as aulas do curso de Psicologia?
As disciplinas do curso são em sua maioria teóricas e abordam as diversas correntes e áreas da Psicologia. O aluno aprende, por exemplo, sobre Psicologia Clínica, Social, Educacional e Organizacional, entre outras.
O que é aula de Psicologia?
Sobre o curso de Psicologia Durante as aulas, o aluno é preparado para atuar na busca pelo bem-estar e saúde mental das pessoas, aliando conhecimento teórico e prático, adquiridos por meio de aulas convencionais e estágios.
Como a Psicologia está presente em nosso cotidiano?
A relação do organismo com o meio é feita de comportamentos (pensamentos, ações, lembranças, sonhos, emoções). Entre suas muitas teorias, a psicologia tem um importante corpo de conhecimento e de contribuições para o dia-a-dia das pessoas que não é uma elucubração de pensadores brilhantes, mas fruto de muita pesquisa.
Quais são as matérias que tem no curso de Psicologia?
Em resumo, as matérias do curso de Psicologia são as seguintes:
- Antropologia e sociedade.
- Filosofia e ética.
- História da Psicologia.
- Planejamento de carreira e sucesso profissional.
- Ética na saúde.
- Psicologia do desenvolvimento humano.
- Psicologia social.
- Teorias e sistemas psicológicos.
Por que a psicologia escolar é a expressão da psicologia?
Tentando esclarecer tais colocações, Mitjáns Martínez (2003) aponta que “a psicologia escolar é, de fato, a expressão da psicologia (na sua dupla condição de produção científica e de trabalho profissional) no contexto escolar” (p. 107).
Qual a relação entre a psicologia e a educação?
Vê-se, portanto, que o vínculo inicial da relação entre a Psicologia e a Educação, que se caracterizava pela aplicação acrítica das teorias psicológicas às questões educacionais, não se manteve ao longo da história entre esses dois campos científicos, dando lugar a uma relação de interdependência.
Por que a inserção da psicologia nas escolas?
A inserção da Psicologia nas escolas foi marcada por objetivos fortemente adaptacionistas, nos quais predominava a necessidade de corrigir e adaptar, à escola, o aluno portador de um problema de aprendizagem (CORREIA ; CAMPOS, 2004; TANAMACHI, 2000).
Qual a aplicabilidade da psicologia à educação?
A aplicabilidade da Psicologia à Educação foi fortemente criticada por não se entender como adequado o uso dos conhecimentos psicológicos para adaptar os alunos à escola, normatizando posturas, princípios e relações de acordo com o que é esperado pela instituição.