Qual e a carga eletrica de um raio?

Qual é a carga elétrica de um raio?

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Como funciona a descarga elétrica de um raio?

O fenômeno é causado por uma descarga elétrica entre duas nuvens (o que é mais comum) ou entre uma nuvem e o solo. O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas positivas e negativas….

Como se forma um raio ou descarga atmosférica?

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.

Qual é a velocidade de um raio?

Significa que o relâmpago percorreu aproximadamente 91 km/s ou 327.000 km/h até atingir a máxima extensão horizontal. Em geral, as primeiras cargas elétricas que iniciam a descarga se propagam a uma velocidade média de 400.000 km/h. Ou seja, o relâmpago recorde se propagou com uma velocidade abaixo da média….

O que é preciso para que uma descarga elétrica ocorra?

Entre duas nuvens de cargas elétricas opostas, próximas uma da outra, forma-se um campo elétrico muito intenso. Quando sua intensidade atinge um valor superior à rigidez dielétrica do ar (3×106 V/m), ocorre a descarga elétrica. Quem comanda o sentido é a carga elétrica da nuvem que pode ser positiva ou negativa.

Quando uma descarga elétrica acontece?

A descarga inicia quando o campo elétrico produzido por estas cargas excede a capacidade isolante, também conhecida como rigidez dielétrica, do ar em um dado local na atmosfera, que pode ser dentro da nuvem ou próximo ao solo….

Como se formam os raios e os trovões?

O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.

O que raios podem causar?

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas.