Índice
Qual é a característica mais marcante do grupo secundário?
O grupo secundário é, pois, um macrogrupo onde predominam as relações formais, que se fazem frequentemente através de pessoas interpostas, onde existe uma escolha racional dos seus membros, cujas relações diretas são extremamente limitadas, predominando as relações indiretas e especializadas.
Quais são as principais características dos grupos sociais?
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Objetivo comum: há certos valores, princípios e objetivos que unem os membros do grupo. Consciência grupal: pensamentos, ideias e sentimentos são compartilhados pelos membros do grupo.
O que podemos chamar de grupo secundário?
Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc. Outro tipo de grupos sociais são os intermediários, que apresentam as duas formas de contato: primário e secundário. Exemplo: escola.
Qual o conceito de grupo primário?
Cooley e a sociologia americana, no início do século XX, apresentam-nos o conceito de grupo primário como entidade de pequena dimensão, caracterizada por fortes relações de “face a face” entre os seus membros e um forte sentimento do “nós”. (vi) relativa intimidade ou proximidade física entre os participantes.
Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras.
Por que um grupo primário tem uma relação altruísta?
De acordo com Cooley um membro de um grupo primário geralmente mantém uma relação altruísta, muitas vezes realizando sacrifícios para o bem estar dos demais membros do seu grupo ou de todos os seus membros. O exemplo de família é sempre mencionado como grupo primário por ter (quase sempre) todas essas características.
Qual a categorização do grupo social primário e secundário?
A categorização dos grupos em “grupo social primário” e “grupo social secundário” foi adotado pela sociologia a partir das colaborações de Charles Horton Cooley (1864- 1929), quem criou e descreveu a ideia de “grupo primário”. Do conceito e características do grupo primário, estudos posteriores desenvolveram a categoria “grupos secundários”.