Qual a visao de Locke sobre o estado de natureza?

Qual a visão de Locke sobre o estado de natureza?

John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês, considerado o “pai do liberalismo”. Diferente do pensamento hobbesiano, Locke afirma que os seres humanos em estado de natureza não vivem em guerra, tendem a uma vida pacífica por sua condição de liberdade e igualdade.

Porque para Locke o estado de natureza é precário?

Porque o indivíduo, não possuindo o poder da própria vida, não está em condições, por pacto ou por consentimento próprio, de escravizar-se a qualquer outro, nem pôr-se sob o poder arbitrário absoluto de outrem, que lhe arrebate a vida a seu bel-prazer.

Qual é o estado de natureza de Locke?

Para Locke, o estado de natureza “embora seja um estado de liberdade, não é um estado de licença”. Todas as pessoas são “obra de um único criador onipotente e infinitamente sábio”, que concedeu a cada pessoa faculdades semelhantes.

Qual é o estado de natureza?

1 – Para Locke, o Estado de Natureza é o estado no qual o homem se encontra na plena liberdade. As pessoas agem conforme os seus próprios interesses sem dependerem da vontade de qualquer outro homem. O homem tem o direito de dispor de posses próprias.

Qual é a lei da natureza?

Isto porque para Locke, há uma Lei da Natureza: essa Lei da Natureza é a razão que ensina todos os homens a serem iguais e que nenhum dos indivíduos deve prejudicar outra pessoa “na saúde, na liberdade ou nas posses”. Já o Estado de Guerra os indivíduos usam da força para ferir outro sem uma legitimidade.

Quais os desejos dos indivíduos em estado de natureza?

Os desejos dos indivíduos em estado de natureza gerariam disputas que poderiam levar à morte de uma das partes do conflito. Pela necessidade de segurança e, principalmente, por receio de uma morte violenta, os indivíduos preferem abrir mão de seu direito à liberdade e igualdade dados pela natureza.