Índice
Qual a importância da Crimeia?
A importância estratégica da Crimeia está na sua localização e posição geográfica, além de oferecer vantagens económicas e comerciais. A Crimeia é uma província semiautónoma da Ucrânia localizada na região sul do país, em uma península situada às margens do Mar Negro.
O que tem na Crimeia?
Desde 1997, após o tratado de paz e amizade assinado pela Rússia e Ucrânia, a Crimeia abriga a base da Frota do Mar Negro da Rússia em Sevastopol. A antiga frota soviética do mar Negro e suas instalações foram divididas entre a Frota Russa do Mar Negro e as Forças Navais Ucranianas.
Quais são os interesses russos na Península da Crimeia e leste da Ucrânia?
A península da Crimeia é uma ligação estratégica para a Rússia com o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro e os Bálcãs. O governo russo alega que seu envolvimento na crise da região visa proteger os cidadãos de etnia russa contra abusos cometidos pelas autoridades ucranianas.
Qual o motivo da guerra na Ucrânia?
Esse conflito armado ocorreu em parte do território ucraniano que foi objeto de diversos protestos pró-russos em todo sul e leste da Ucrânia. Trata-se de um conflito armado entre as forças separatistas das autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e o governo ucraniano.
O que significa Sevastopol?
Sebastopol ou Sevastópol (em ucraniano: Севасто́поль; em russo: Севасто́поль; em tártaro da Crimeia: Aqyar), ou ainda Sebastópolis, é uma cidade autônoma administrada de facto pela Federação Russa, mas reconhecida como pertencente de direito à Ucrânia pela maioria da comunidade internacional e dos membros da ONU.
O que foi a Batalha de Sevastopol?
Foi uma batalha militar na Frente Oriental da Segunda Guerra Mundial. A batalha foi travada pelo Eixo e o Exército Vermelho pelo controle de Sebastopol, um porto da Crimeia, no Mar Negro. Foram realizadas diversas ofensivas do Eixo para ocuparem a cidade em Outubro e Novembro de 1941.