Qual a diferenca entre polimerizacao por adicao e condensacao?

Qual a diferença entre polimerização por adição e condensação?

Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.

O que ocorre em uma polimerização por adição?

A união desses monômeros se dá por meio de uma reação de polimerização por adição, em que ocorre a ruptura de uma ligação pi (π) e a formação de duas novas ligações simples, o que permite a união sucessiva das moléculas do monômero. …

O quê polimerização por condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. Os polímeros de condensação são muito empregados em nossa sociedade.

O que são polímeros de adição comum?

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

Qual a melhor classificação de polímero?

Classificação quanto a heterogeneidade: Os polímeros podem ser classificados em homopolímeros (compostos pela repetição de um único mero em sua cadeia) ou copolímeros (possuem dois ou mais meros diferentes formando a cadeia).

Como ocorre a polimerização por condensação?

Polimerização por condensação ocorre quando, no processo de formação das macromoléculas, há eliminação de moléculas pequenas. Um exemplo desse tipo de polimerização é a produção de poliéster: Também pode resultar em polimerização por condensação a interação, em condições adequadas, do seguinte par de substâncias:

Qual o processo de síntese de polímeros de adição?

O processo de síntese de polímeros de adição é conhecido como polimerização de adição. Deve haver múltiplos monómeros ligados para iniciar tal reação. Esta é uma reação em cadeia; portanto, qualquer número de monómeros pode se juntar a um polímero.

Qual é a polimerização do policarbonato?

O policarbonato é um plástico transparente, com alta resistência mecânica, usado em janelas de aviões, visores de capacetes, coberturas transparentes e em capas de CDs. É uma poliamida e no caso específico do náilon 66, a reação de polimerização é entre o ácido adípico ou ácido hexanodioico e a diamina hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina:

Como os polímeros de adição são biodegradáveis?

• Os polímeros de adição não são biodegradáveis e difíceis de serem reciclados em comparação com os polímeros de condensação. • A polimerização de adição é um processo rápido, e produz polímeros de alto peso molecular em contraste com a polimerização por condensação.