Quais os principais motivos de entrar em crise a administração na América Espanhola?
Ao longo do século XVII e XVIII, os interesses político-econômicos da elite criolla e a ascensão do ideário iluminista criaram um sério desgaste na administração colonial espanhola.
Como era a divisão administrativa na América Espanhola?
A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.
Qual era o interesse dos espanhóis na América?
Contexto Histórico Os hispânicos estavam em busca de novas rotas comerciais, a fim de conseguirem aumentar o comércio da Europa. As pessoas que atravessavam o Atlântico, com o intuito de construírem a América espanhola, tinham em mente a vontade de enriquecer, principalmente na conquista de ouro e prata….
Quais acontecimentos levaram a ocorrer a crise no sistema colonial?
Em resumo, podemos dizer que os principais fatores que levaram ao fim do sistema colonial foram: Avanço das ideias Iluministas em todo o mundo; Queda do Antigo Regime (Absolutismo); Crise política e econômica do próprio sistema colonial, pelas controvérsias e abusos….
Como estava organizada a administração colonial na América Espanhola?
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários….
Como podemos definir a América Espanhola?
América Espanhola ou América Hispânica é uma região cultural composta pelos países das Américas onde o espanhol é falado. Seu gentílico é “hispano-americano”. É um território composto por dezenove países com uma população total de mais de 400 milhões de habitantes.