Índice
Quais os objetivos da agricultura urbana?
467, de 7 de fevereiro de 2018, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana tem como principais objetivos: estimular a produção agroecológica de alimentos nas cidades; incentivar hábitos saudáveis de alimentação; e, implantar a produção com fins pedagógicos em instituições de ensino, principalmente em …
Quais são as principais características da agricultura urbana?
Assim, os principais elementos de definição da agricultura urbana são os tipos de atividades econômicas desenvolvidas, as categorias e as subcategorias de produtos (alimentares e não-alimentares), característica locacional (intra- urbano e periurbano), tipos de áreas onde a agricultura urbana é praticada, tipos de …
O que é periurbana?
Área que se localiza para além dos subúrbios de uma cidade. Corresponde a um espaço onde as atividades rurais e urbanas se misturam, dificultando a determinação dos limites físicos e sociais do espaço urbano e do rural. Esta resulta da implantação dispersa do povoamento urbano em meio rural.
Como é utilizado o conceito de agricultura urbana?
Embora o conceito de agricultura urbana esteja em construção, já vem sendo utilizado por organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud – e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO -, além de diversas ONGs e governos do mundo inteiro.
Quais os benefícios da Agricultura em meio urbano?
A agricultura em meio urbano tem alguns benefícios para os seus praticantes nomeadamente: evita o uso em grande escala de agroquímicos tóxicos e potencialmente nocivos (especialmente se o praticante optar por implementar o modo de produção biológica ou um modo de produção mais natural, em que não recorre a químicos de síntese);
Por que a agricultura é uma atividade secundária?
A agricultura é freqüentemente uma atividade secundária e de envolvimento parcial. O percentual dos membros da comunidade envolvidos na atividade agrícola é muito variável. Reconhecimento e apoio ocorrem de forma diversa no âmbito da sociedade. Competição pelo uso da terra entre o uso agrícola e não-agrícola.