Quais as fases da poesia de Drummond?

Quais as fases da poesia de Drummond?

Sua extensa obra costuma ser dividida em pelo menos quatro diferentes fases: a fase gauche (década de 1930), fase social (1940-45), fase do “não” (1950 e 1960) e a fase da memória (décadas de 1970 e 1980).

Qual o contexto de sentimento do mundo?

Os poemas deste livro foram escritos entre 1935 e 1940, época em que o mundo tentava se recuperar da Primeira Guerra Mundial e enfrentava a ascensão de regimes totalitários: a Alemanha de Hitler, Franco na Espanha, Mussolini na Itália e o Estado Novo de Getúlio Vargas no Brasil.

O que é um poema minuto?

Os poemas curtos publicados pelo autor ficaram conhecidos como poemas- minuto, poemas-pílula, e correspondiam aos princípios estéticos e ideológicos defendidos em seus manifestos: “Contra a argúcia naturalista, a síntese. Contra a cópia, a invenção e surpresa”.

Quais mudanças na rua são tratadas no poema de Carlos Drummond de Andrade?

O poema de Drummond fala das mudanças da cidade. No poema, os andaimes denotam as estruturas que se elevam do chão, a solda autógena demonstra a velocidade dos avanços científicos, o cimento escorrendo nas formas faz referência ao movimento e o “não parar” dessas construções, montagens e inovações da urbanidade.

O que é um poema pílula?

As próprias nomenclaturas demonstram uma ausência de clareza quanto ao fenômeno. Se o “comprimido”, a “pílula” e o “minuto” de Paulo Prado são imagens que remetem à brevidade, o termo “poesia-piada”, além da concisão, adiciona a nuance de sentido do humor que brota em poucos versos.

Que visão o eu lírico tem do amor?

Resposta: O eu lírico se mostra completamente apaixonado, quase sem controle, e a musicalidade embriagante do poema acentua a atmosfera sentimental e grandiloquente do texto.

Quais são as características das obras de Murilo Mendes?

As obras de Murilo Mendes, autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro (1930-1945), apresentam:

  • Ironia.
  • Crise existencial.
  • Conflito espiritual.
  • Questionamento metafísico.
  • Temática sociopolítica.
  • Liberdade formal.
  • Influência do surrealismo:
  • Caráter onírico.

Como é a poesia de Drummond?

Integrada na segunda fase do modernismo brasileiro, sua produção literária reflete algumas características do seu tempo: uso da linguagem corrente, temas do cotidiano, reflexões políticas e sociais. Através de sua poesia, Drummond foi eternizado, conquistando a atenção e a admiração dos leitores contemporâneos.

Qual o significado da palavra poema?

A palavra “poema” deriva do verbo grego ” poiéo “, que significa “fazer, criar, compor”. O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática. É possível, por exemplo, encontrarmos um haicai (de apenas três versos) sobre o salto de uma rã ou um soneto (de quatro estrofes) sobre o amor.

Será que a poesia é uma ocupação?

Afinal de contas, isso significaria que a poesia é uma ocupação que requer um estudo especializado, exames regulares, ensaios teóricos com bibliografia e notas de rodapé anexadas e, por fim, diplomas conferidos com pompa. E significaria, em troca, que não basta encher páginas de poemas, mesmo os mais primorosos do mundo, para tornar-se um poeta.

Quais são os versos de um poema?

O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos. Muitos poemas têm rima e métrica.

Qual é a função do poema?

No poema, mais do que em outros gêneros textuais, a linguagem vai além de sua função meramente comunicativa, transformando-se em objeto artístico por excelência. O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos.