Índice
Porquê do conflito no Afeganistão?
A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final de 2001, apoiado por aliados próximos. Os seus objetivos públicos eram desmantelar a Al-Qaeda, e negar-lhes uma base segura de operações no Afeganistão removendo o Talibã do poder.
O que aconteceu em Afeganistão?
Entre 100 e 200 americanos ficaram para trás, além de pelo menos 100.000 afegãos que colaboraram com os Estados Unidos. A evacuação americana teve como palco um cenário desolador, com o Afeganistão tomado pelo Talibã e a ameaça de novos atentados.
Como foi a guerra no Afeganistão?
Duas décadas depois de sair do comando do Afeganistão, o grupo fundamentalista Taleban reconquistou o governo do país. A milícia extremista deixou um rastro de violência à medida em que foi conquistando cidades e províncias e, neste domingo (15), entrou na capital, Cabul. Entenda, a seguir, a guerra em curso no Afeganistão.
Como começaram os ataques ao Afeganistão?
Como e por que começaram os ataques ao Afegnistão? “Nós não desejávamos essa missão, mas vamos cumpri-la”, disse o então presidente George W. Bush quando anunciou os primeiros ataques aéreos contra o Afeganistão, em 7 de outubro de 2001.
Quais são as razões para o Afeganistão?
Há várias razões para isso. Mas elas incluem a resistência obstinada dos talebãs, as limitações técnicas e financeiras das forças afegãs e de sua estrutura de governança, e a relutância dos EUA e de países europeus em manter tropas por mais tempo no Afeganistão.
Quem foi o líder soviético do Afeganistão?
Em 1988, após as transformações realizadas pelo líder soviético Mikhail Gorbatchev, os representantes da URSS, EUA, Afeganistão e Paquistão (que atuava junto aos americanos) reuniram-se em Genebra para a realização de um acordo sobre a questão afegã.