Índice
Por que Prometeu recebeu um castigo de Zeus?
Prometeu Acorrentado foi uma das principais tragédias gregas de Ésquilo, dramaturgo cujas peças teatrais foram bastante encenadas na Grécia Antiga. Esta tragédia trata do castigo dado por Zeus a Prometeu, em decorrência de ele ter roubado o fogo, que pertencia aos deuses, e o ter concedido à humanidade.
Qual foi o castigo do Prometeu?
O Castigo de Prometeu Zeus ficou indignado pelo roubo do fogo por parte de Prometeu e, assim, castigou o titã fazendo que o levassem longe, em direção ao Oriente, talvez ao Cáucaso. Aqui Prometeu foi acorrentado a uma rocha (ou a uma coluna) e Zeus enviou uma águia para que comesse o fígado do titã.
Como começou a história de Zeus?
Ela começa com Zeus, o “nosso” Deus, que cuida e zela por nós, em troca de adoração. Os homens naquele tempo não eram mais do que macacos, e Zeus nos fornecia animais, o fogo, cavernas. Éramos totalmente dependentes Dele e do seu humor. Então, era bom deixá-lo sempre feliz, por meio de adoração e sacrifícios.
Qual a história de Prometeu?
Anos mais tarde, o herói grego Héracles (ou Hércules romano) abateria a águia e libertaria Prometeu de seus grilhões. Hesíodo abordou novamente a história de Prometeu em sua obra Os Trabalhos e os Dias (versos 42 a 105).
Por que os olhos de Zeus viram reflexos das chamas?
Mas do alto Olimpo os olhos vingativos de Zeus viram os reflexos das chamas. Na obra Os Trabalhos e os Dias, escrita no século 8 a.C., o poeta Hesíodo relata o juramento de vingança pronunciado por Zeus contra o titã rebelde: “Filho de Jápeto, que ultrapassa a todos em astúcia, você está feliz por ter-me enganado.
Qual foi o castigo eterno de Prometeu?
Prometeu por sua vez, como castigo eterno, foi acorrentado a uma rocha no Cáucaso, onde seu fígado era devorado cotidianamente por uma águia, apenas para vê-lo regenerar-se durante a noite, segundo a lenda, devido à sua imortalidade.