O que são idosos Polifarmacia?
A polifarmácia, representada pelo uso de cinco ou mais medicamentos por uma única pessoa, cresce cada vez mais na população idosa e traz graves riscos a essa parcela etária. Vivemos em um mundo repleto de avanços tecnológicos e, seguindo essa evolução, a área da saúde também caminha a passos largos….
Qual a relação da polifarmácia com as iatrogenias?
Utilizou-se como palavras-chave iatrogenia e polifarmácia. Resultados: A polifarmácia é identificada como problema iatrogênico na terapêutica geriátrica devido as suas RA e cada medicamento utilizado pelo idoso aumenta em 65% as chances de internação por RA.
Como a polifarmácia pode ser classificada?
INTRODUÇÃO: A polifarmácia pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. Entre os conceitos para a quantitativa, está a utilização de dois ou mais medicamentos. Por sua vez, a polifarmácia qualitativa considera a racionalização da terapia farmacológica.
Quais são os riscos da Polifarmacia?
A polifarmácia pode aumentar a probabilidade de interações medicamentosas e reações adversas, de erros de medicação, além de dificultar a adesão e eficácia de tratamentos e, em casos mais graves, causar intoxicações e até matar….
Por que o idoso é vulnerável a polifarmácia?
Aumento do risco de quedas Isso porque a utilização de determinados antidepressivos, anticonvulsivantes e até remédios para controle da pressão arterial, ou a interação entre eles, podem causar tonturas e levar a desequilíbrios. “As quedas e consequentes fraturas estão muito relacionadas à morte para pessoas idosas….
O que é iatrogenia e polifarmácia?
TÍTULO: IATROGENIA ASSOCIADA À POLIFARMÁCIA NO IDOSO. A iatrogenia consiste em um resultado negativo da prática médica. Abrange, portanto, os danos materiais (uso de medicamentos, cirurgias desnecessárias, mutilações etc.)
O que é Multimorbidade?
A literatura3-6 considera multimorbidade a ocorrência de duas ou mais morbidades, doenças crônicas físicas ou mentais, de forma simultânea em um indivíduo.