Índice
O que quer dizer QRS?
Designação dada, no eletrocardiograma, ao grupo de ondas que traduzem a atividade ventricular e que correspondem à despolarização da musculatura cardíaca.
O que é alargamento do complexo QRS?
A taquicardia de QRS largos é definida como um ritmo com frequência cardíaca superior a 100bpm e cuja duração do QRS é superior a 120ms. Pode corresponder a uma taquicardia de origem supraventricular ou ventricular, sendo que esta diferenciação tem importantes implicações terapêuticas e prognósticas.
Como medir o complexo QRS?
Para calcular o eixo elétrico do complexo QRS, são usadas as derivações periféricas do ECG. É necessário lembrar que as seis derivações representam um mesmo estímulo elétrico, visto de pontos de vista diferentes – da esquerda, direita, de cima e de baixo.
Qual a classificação do QRS?
Em certos artigos de My EKG usamos essa classificação para facilitar a compreensão, por ser uma maneira simples de diferenciar as diferentes morfologias do complexo QRS. Rs: onda R alta, seguida por uma pequena onda S. No eletrocardiograma normal, é encontrada em precordiais de V4 a V6, e nas derivações periféricas, exceto em aVR.
Quais são as derivações do ECG?
Além disso, é bom saber que o ECG conta com 12 derivações, sendo 6 chamadas de precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6) e 6 chamadas de frontais (DI, DII, DIII, avR, avL e avF). O eletrocardiograma é realizado a uma velocidade de 25mm/s e a uma voltagem de 10mV, em papel milimetrado (cada “quadradinho” do papel tem 1mm e corresponde a 0,4ms).
Qual é o padrão de normalidade do ECG?
É bom manter em mente que o padrão de normalidade do ECG conta com uma onda P inicial, seguida de 3 ondas sequenciais, formando o complexo QRS (primeira onda negativa chama-se Q, primeira onda positiva chama-se R e a onda negativa que vem após a positiva chama-se S), e termina com a onda T, completando um ciclo cardíaco.
Como funciona o aparelho eletrônico de ECG?
Ele possui um sistema eletrônico que capta os estímulos elétricos emitidos pelo músculo cardíaco, através da pele. Para isso, os eletrodos são fixados no paciente, em posições específicas da pele, como nos membros e pontos do tórax. Na sequência, o aparelho de ECG é ligado e colhe dados sobre a atividade elétrica do coração.