O que motivou os europeus a se lancarem na expansao maritima?

O que motivou os europeus a se lançarem na expansão marítima?

Fatores que motivaram a expansão marítima exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; investimento financeiro das monarquias nacionais aos projetos náuticos; Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.

Quais os produtos interessavam aos europeus para se lançarem nas grandes navegações?

Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.

Como eram as viagens marítimas nos séculos XV e XVI?

Durante as Grandes Navegações Marítimas Europeias (principalmente nos séculos XV e XVI), as embarcações eram feitas principalmente nos portos de Portugal e na região da Andaluzia, na Espanha. As viagens marítimas nos séculos XV e XVI eram cheias de imprevistos (que ainda hoje ocorrem).

Quais são os fatores e condições da expansão marítima?

Expansão Marítima – Definição e Fatores Aconteceu em uma época de queda do feudalismo e crescimento do capitalismo. Entre os principais fatores estavam o monopólio comercial das cidades italianas no mediterrâneo, crescimento da burguesia e do consumo e formação das monarquias nacionais.

Quais foram os fatores que contribuíram para as grandes navegações?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:

  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados.

Quais foram as razões para a expansão da Europa neste século?

A tentativa de chegar às regiões de onde provinham essas riquezas foi uma das razões para o movimento de expansão que se verificou na Europa neste século, em que Portugal teve um papel pioneiro. Procura de um acesso direto às especiarias e produtos de luxo do Oriente, de forma a obter esses produtos mais baratos, com menos intermediários.

Quais as explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis?

Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século. Estas duas descobertas levaram aos impérios coloniais portugueses e espanhóis.

Quem liderou a exploração geográfica na Europa?

Portugal liderou a exploração geográfica, seguido pela Espanha no começo no século XVI. França, Inglaterra e Países Baixos seguiram o exemplo de Portugal e Espanha. No século XV, a Europa entra num período de recuperação económica, após a grave crise do século XIV.

Qual foi a justificativa utilizada pelos europeus para explorar o continente africano?

Os europeus adotaram o discurso de que os africanos, por serem “bárbaros”, precisavam da sua contribuição para evoluir. Essa era a justificativa utilizada pelos europeus para explorar ao máximo o continente africano. Tal ação matou milhares de pessoas e dizimou etnias.

O que motivou os europeus a se lancarem na expansao maritima?

O que motivou os europeus a se lancarem na expansao maritima?

O que motivou os europeus a se lançarem na expansão marítima?

Fatores que motivaram a expansão marítima monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo que impulsionou a busca de novas rotas marítimas; exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial….

Quais foram as causas que levaram os europeus a se lançarem ao Oceano Atlântico no século XV?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais foram as superações alcançadas pelas primeiras grandes navegações?

As grandes navegações portuguesas 1415 – chegada à Ceuta, no norte da África. 1419 – ocupação da Ilha da Madeira. 1431 – Gonçalo Velho chega aos Açores. 1434 – o Cabo do Bojador é superado pelos navegadores….

Quais os produtos interessavam aos europeus para se lançarem nas grandes navegações?

Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil….

Quais os motivos que levaram os portugueses a se aventurarem pelo Oceano Atlântico?

Vários motivos levaram os portugueses a se lançarem nesta aventura. necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza….

Qual era o interesse dos europeus a Lançarem-se em mares desconhecidos?

Diante da nova realidade, os europeus reconheceram a necessidade de buscar um novo caminho rumo às Índias. A alternativa era se lançar ao mar. Alguns navegadores acreditavam que era possível dar a volta na Terra pelo oceano para chegar ao território. Outros acreditavam que era melhor contornar a África….