O que levou o Felipe Segundo invadir Portugal?

O que levou o Felipe Segundo invadir Portugal?

Depois da morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, ao ser aclamado rei o cardeal D. Henrique, decrépito, investiu os meios e dinheiro para ganhar ao seu partido a corte de Portugal.

Como Filipe II se tornou rei?

Rei Filipe II da Espanha Em 16 de janeiro de1556, quando da abdicação do imperador Carlos V, Filipe II herdou o trono da Espanha e seus domínios coloniais: a Sicília, a Sardenha, Nápoles, o Franco-Condado e os Países Baixos. Filipe era profundo conhecedor de literatura e pintura.

Quem foi o vice-rei de Filipe II da Espanha?

Deixou como vice-rei o cardeal-arquiduque Alberto da Áustria, seu sobrinho, que assegurou o governo até 1598.. Filipe II da Espanha faleceu no palácio El Escorial, Espanha, no dia 13 de setembro de 1598. Foi sucedido por seu filho Filipe II de Portugal e III da Espanha.

Qual foi a biografia de Filipe II da Espanha?

Biografia de Filipe II da Espanha. Filipe II da Espanha (1527-1598) foi rei da Espanha, de Nápoles e da Sicília. Foi também rei de Portugal como Filipe I, dando início a Terceira Dinastia da Coroa Portuguesa, inaugurando um período de dominação castelhana. Filipe II da Espanha nasceu em Valladolid, Espanha, no dia 21 de maio de 1527.

Quem é o pai de Filipe II?

O pai de Filipe II, Carlos V, era filho de Filipe I de Castela e neto de Maximiliano I da Áustria, portanto, Filipe II era bisneto de Maximiliano I da Áustria. Em 1543, Filipe, então príncipe das Astúrias, casou-se com sua prima D. Maria de Portugal, filha de D. João III de Portugal e Catarina da Áustria.

Por que Filipe II é um grande político?

Sobre Filipe II, o professor diz: “ Ele era muito inteligente e não queria ferir os portugueses, era um grande político e entendia que o vencedor não deveria humilhar excessivamente os vencidos ”. Por isso durante muitos anos não permitiu que se publicasse em português o relato das vitórias espanholas sobre os portugueses.