Índice
O que foram as revoltas na América espanhola?
Durante os governos de Carlos III e Carlos VI, a Espanha aumentou o monopólio dos produtos comerciais nas colônias. Rebeliões como a de Tupac Amaru (Peru, 1780) e o Movimento Comunero (Nova Granada, 1781), ocorridas ainda no século XVIII, ajudaram a desestabilizar a relação metrópole-colônia….
Quais grupos sociais formavam a sociedade colonial na América espanhola?
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:
- Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.
- Criollos: vinham logo abaixo.
- Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.
O que defendiam os criollos?
Os criollos, que temiam mais do que tudo as rebeliões populares, tiveram então de organizar sua luta pela independência colonial, ao mesmo tempo em que submetiam as massas populares, garantindo, assim, a manutenção dos seus privilégios.
O que foi o processo de independência da América espanhola?
O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
Quais foram os processos da independência da América espanhola?
Os movimentos de emancipação estiveram divididos em três fases denominadas: Movimentos precursores – 1780 a 1810. Rebeliões fracassadas – 1810 a 1816. Rebeliões vitoriosas – 1817 a 1824….
Por que os espanhóis não colonizaram o Brasil?
Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha….
Quais grupos formavam a sociedade africana?
Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem do que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia. Já os bantus, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques.
Qual a classe social possuía os melhores cargos dentro da sociedade da América espanhola?
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. O prestígio e as responsabilidades dirigidas aos chapetones só eram possíveis para aqueles que tivessem nascido na Espanha.
O que San Martin defendia?
Luta pela independência da América Espanhola Ainda em 1811, San Martín deixou o Exército espanhol e seguiu para Londres onde se encontrou com revolucionários que defendiam a independência da “América Espanhola”, como Carlos de Alvear e Matias Zapiola….
Quais eram os interesses dos criollos?
Os criollos queriam o aumento de poder e uma maior autonomia, desejam (assim como a elite brasileira da época em relação ao Brasil) uma emancipação de sua metrópole para ampliar ainda mais sua influência e domínio regional, domínio esse que costumava ir de encontro com os interesses da coroa espanhola.