Índice
O que fazer com o lixo que não é reciclável?
Existem muitas ideias criativas para agregar valor a materiais que não são podem ser reciclados, como espelhos, que podem ser usados em itens de decoração, por exemplo. É de suma importância tentar reutilizar esse tipo de material antes de descartar. Reutilização de espelho quebrado para agregar valor a vaso de barro.
Qual deve ser o destino do lixo doméstico?
Todo lixo comum produzido nas residências vai para os Aterros Sanitários, grandes áreas preparadas tecnicamente para receber diariamente o material não reciclável….
O que acontece com o lixo depois de recolhido?
Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia. Não pare agora…
O que não é lixo reciclável?
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Como é feito o descarte do lixo doméstico?
A coleta de lixo domiciliar é realizada pelo serviço público de limpeza. Postos pelos moradores em sacolas de plástico, os garis recolhem o lixo, os quais são colocados num caminhão que macera todos os produtos para serem levados nos locais denominados de aterros sanitários….
O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira o que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
O mesmo relatório da Abrelpe revela que 59,5% (118,631 toneladas) do lixo produzido no país por dia acaba em aterros sanitários; 23% (45,830 toneladas) vão para os aterros controlados e 17,5% (34,850 toneladas) se destinam aos lixões – que devem ser extintos até 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos ……
Como o lixo é recolhido?
A coleta de lixo ou resíduos nas cidades é um serviço público a cargo das prefeituras municipais ou de empresas especializadas contratadas para essa finalidade. Esse material é direcionado para aterros sanitários, usinas de compostagem, incineradores, reciclagem ou similares.