O que existe de comum entre a industrializacao do Brasil e a da Coreia do Sul?

O que existe de comum entre a industrialização do Brasil é a da Coreia do Sul?

Brasil e a Coréia do Sul são países com algumas características semelhantes: obtiveram tardia independência de seus impérios coloniais, empreenderam processos de industrialização tardia no século XX, passaram por governos ditatoriais em parte de suas história e até o terceiro quartil do século passado tiveram um …

Como foi o desenvolvimento industrial da Coreia do Sul?

Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis.

Quais os principais produtos industriais da Coreia do Sul?

As principais indústrias incluem a têxtil, aço, fabricação de automóveis, construção naval e eletrônica. A Coreia do Sul é o maior produtor mundial de semicondutores.

Qual a importância dos chaebols para o desenvolvimento industrial da Coreia do Sul?

Os chaebols como estratégia de desenvolvimento do Estado sul coreano. A partir da década de 1960, a economia coreana atingiu grande desenvolvimento. Nesse período muitos chaebols foram beneficiados pelas políticas governamentais, através da alocação de recursos e oportunidades ao setor privado.

Como se desenvolveu a industrialização brasileira?

Entretanto a industrialização brasileira só se desenvolveu mesmo a partir do governo de Getúlio Vargas que promoveu industrialização de base e a urbanização do país. Juscelino Kubitscheck ampliou a industrialização abrindo espaço para a produção dos bens de consumo e as indústrias internacionais.

Quais foram os fatores fundamentais para a industrialização brasileira?

Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.

Quando começou o processo de industrialização?

Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.

Quem foi o primeiro país a passar a industrialização?

Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria. O primeiro país a passar por uma industrialização efetiva foi a Inglaterra.