Índice
O que é teoria da deriva continental Tectonica de placas?
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
Qual o nome da teoria proposta por Alfred Wegener?
A idéia da Deriva Continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro “A origem dos Continentes e dos Oceanos”, onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
Qual é a teoria da deriva continental?
A deriva continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener em 1912. De acordo com essa teoria, os continentes terrestres formavam, há mais de 200 milhões de anos, uma massa única chamada Pangeia. Esse bloco continental era banhado pelo oceano denominado Pantalassa. A Pangeia se fragmentou e deu origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana.
Quais são as evidências de glaciação?
Evidências Glaciais: evidências paleoclimáticas, como aquelas que comprovam um importante e extenso evento de glaciação no sul e sudeste do Brasil, sul da África, Índia, Austrália e Antártica, há aproximadamente 300 milhões de anos.
Qual a teoria do assoalho oceânico?
O aperfeiçoamento dos estudos do assoalho oceânico fez com que, na década de 1960, surgisse uma teoria que viria a corroborar com a deriva continental e explicar a formação da litosfera e o porquê de haver o deslocamento das massas continentais. Trata-se da teoria das placas tectônicas ou da expansão do assoalho oceânico.
Qual a origem do bloco continental?
Esse bloco continental seria circundado também por um único oceano, que recebeu o nome de Pantalassa. As ideias de Wegener foram sistematizadas e publicadas, no ano de 1915, no livro chamado A origem dos continentes e dos oceanos. Meteorologista e geofísico alemão Alfred Lothar Wegener, autor da teoria da deriva continental.