Índice
O que a chuva ácida corrói?
Tem mais depois da publicidade 😉 O ácido sulfúrico tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos. As chuvas formadas em ambiente poluído com dióxido de enxofre contêm H2SO4, que causa grande impacto destrutivo, devido à propriedade de corroer plantas, metais e até mesmo pedras, como o mármore por exemplo.
Porque a chuva ácida consegue danificar monumentos como as estátuas?
Tem mais depois da publicidade 😉 A chuva ácida provoca efeitos químicos nos monumentos históricos porque nela há a presença de dois ácidos inorgânicos considerados fortes, o nítrico e o sulfúrico, representados, respectivamente, pelas fórmulas HNO3 e H2SO4.
Quais danos a chuva ácida pode causar ao meio ambiente?
Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo. Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações….
Quais são os efeitos da chuva ácida para o ser humano?
Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite. Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera….
Como o ácido corrói?
Outro mecanismo de corrosão por ácidos e bases fortes é pela desnaturação das proteínas, as quais também se hidratam facilmente. Por exemplo, o ácido sulfúrico concentrado causa queimaduras térmicas em adição às queimaduras químicas que resultam da sua reacção com os tecidos.
Qual é o efeito da chuva ácida sobre o mármore?
O ácido sulfúrico presente na chuva ácida reage com o mármore, que é o carbonato de cálcio em sua forma cristalina (CaCO3(s)), e de pedra-sabão, que em sua constituição apresenta o carbonato de sódio (Na2CO3(s) ).
Por que a chuva naturalmente já é levemente ácida mas não é prejudicial ao meio ambiente?
• Na atmosfera, esse óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO2) e o ácido nitroso (HNO3), que, por estarem em pequena quantidade, também não fazem com que a chuva ácida seja considerada nociva.