Índice
Como se forma a chuva de convecção?
Também conhecidas como chuvas de verão, as chuvas convectivas são causadas pela intensa evapotranspiração das superfícies úmidas e aquecidas. Em dias de calor excessivo, o ar quente sobe à atmosfera, pois se torna mais leve, criando um deslocamento vertical de massa aquecida de ar.
Quando são comuns as chuvas de convecção?
Ao ganhar altitude, a umidade da massa de ar quente se condensa, formando assim a chuva. São, geralmente, de intensidade média e de duração superior as chuvas de convecção. São comuns no inverno nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ocorrem também nas áreas de latitudes médias do planeta.
Como é a chuva de inverno?
As chuvas de inverno acontecem por condensação da umidade existente no ar. Mais água se evapora aumentando ainda mais a umidade relativa do ar. Chega um ponto em que a excessiva concentração de umidade provoca a condensação da umidade na forma de gotas que caem formando a chuva.
Quais são os tipos de nuvens existentes?
A seguir, conheceremos os tipos de nuvens existentes, enumeradas conforme as diferenças de altitude: nuvens baixas, médias e altas. Veja o quadro a seguir:
Quando ocorrem as chuvas?
Essas chuvas se originam quando uma massa de ar que está em uma temperatura mais alta encontra um afluente de água, como um rio. Faz com que esse encontro, cujas temperaturas são diferentes, forme uma nuvem que rapidamente satura o vapor d’água e produz fortes chuvas torrenciais.
Quais são as nuvens mais vulgares?
São as nuvens mais vulgares de todas e aparecem com uma grande variedade de formas, sendo a mais vulgar a de um bocado de algodão. A base pode ir desde o branco até ao cinzento claro e pode localizar-se a partir dos 1000m de altitude (em dias húmidos).
Qual o fenômeno natural das chuvas convectivas?
O fenômeno natural das chuvas convectivas Também pode ser formado por uma espécie de névoa. Isso permite a elevação direta do ar úmido que está relacionado ao processo de convecção e é característico de regiões quentes e úmidas.