Como o desmatamento pode interferir na agricultura brasileira?

Como o desmatamento pode interferir na agricultura brasileira?

Ele provoca o aumento das temperaturas e interfere nos sistemas de chuvas, tornando o clima mais seco. Em geral, o desmatamento gera um clima mais seco e quente. A agricultura sofre com extremos de temperatura. Plantas de determinadas culturas, por exemplo, não são capazes de resistir a altas temperaturas.

Como as queimadas podem favorecer atividades ligadas à agropecuária?

Essas queimadas abrem espaço para a criação de gado, que é a principal causa da conversão direta das florestas úmidas tropicais. Os produtores de soja aos poucos avançam sobre as terras de produção de gado e empurram a pecuária para novas áreas. Junto com a pecuária, o desmatamento vai tomando espaço da floresta.

Qual é a maior preocupação em relação a impactos ambientais do desmatamento?

A retirada da cobertura vegetal também agrava a questão das mudanças climáticas. Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima.

Qual a consequência do desmatamento na floresta amazônica?

Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.

Por que o desmatamento prejudica a floresta?

Isso porque, além dos danos causados à atmosfera e todos os seus desdobramentos, o desmatamento também prejudica as pessoas que vivem da floresta. É o caso dos povos indígenas que sobrevivem graças ao uso sustentável que fazem dos recursos da natureza.

Quem perdem com a destruição da Floresta Amazônica?

Todos perdem com a destruição sem controle da floresta amazônica. Como disse Roberto Carlos em sua canção “ Amazônia ”, hoje, esse incalculável tesouro é a insônia do mundo. Isso porque, além dos danos causados à atmosfera e todos os seus desdobramentos, o desmatamento também prejudica as pessoas que vivem da floresta.

Como funciona o alerta de desmatamento na Amazônia?

Esses impactos, por sua vez, são medidos por meio alertas que vêm de satélites e órgãos de proteção ambiental. Veja na sequência como funciona o sistema pelo qual o governo e o país podem conhecer em tempo real os números do desmatamento na Amazônia. De acordo com o INPE, entre os meses de julho e agosto, os alertas de desmatamento cresceram 40%.