Índice
Como funciona o processo de pelotização?
Os finos de minério de ferro são aglomerados em pelotas e, em seguida, endurecidos usando uma fornalha para criar pelotas de minério de ferro. Estas são alimentadas tipicamente para um alto-forno ou planta de redução de ferro como parte do processo de produção do aço.
O que é uma usina de pelotização?
Elas são feitas com uma tecnologia de processamento térmico que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, que antes eram reservados por não terem aplicação direta na siderurgia. A essa tecnologia de produção se dá o nome de pelotização….
Como é porque são realizados os processos de pelotização e sinterização?
A aglomeração na pelotização é feita por queima de combustível externo á mistura (queima de óleos, gás natural e outros combustíveis), ao contrário da sinterização, pois neste caso o próprio sínter já contém o combustível.
Quais as etapas da pelotização?
São 3 as etapas de pelotização: a obtenção da granulometria adequada, a preparação da pelota crua e o endurecimento da pelota.
Como são produzidas as pelotas?
As pelotas são aglomerados de minério de ferro (óxido de ferro ou hematita – Fe 2O 3), com diâmetro que varia de 6,3 a 16 milímetros. Elas são produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado.
O que significa sinterização e pelotização?
Os produtos resultantes destes processos são os granulados e os finos de minério; PELOTIZAÇÃO Pelotização ou sinterização é o processo que aglomera esses finos produzindo material de granulometria controlada e excelente rendimento nos alto-fornos; As vantagens são: redutibilidade, permeabilidade da carga etc.
Como funciona uma usina de minério?
Na moagem, o minério é moído com água, formando uma polpa classificada por hidrociclones (equipamento para separação de sólido e líquido) e enviada para o espessador, onde é sedimentada e, em seguida, encaminhada para tanques homogeneizadores….
Como é o processo de sinterização?
A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base.
Quais os tipos de Pelotas?
Dependendo da composição química, das propriedades físicas e das características metalúrgicas, as pelotas podem ser de dois tipos: Pelotas de alto-forno, utilizadas na produção do ferro gusa; Pelotas de redução direta, utilizadas na produção do ferro esponja.
O que é pelotas de minério?
O que são pelotas? Pelotas são pequenas bolinhas de minério de ferro usadas na fabricação do aço. Elas são feitas com uma tecnologia que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, antes considerados resíduos.
Qual a granulometria do sinter feed?
Sinter Feed: partículas com tamanho variando entre 0,15 mm e 6,3 mm. Pellet Feed: partículas finas, com granulometria abaixo de 0,15 mm.
Para que serve a sinterização?
Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente. Durante o processo ocorrem várias reações no estado sólido do elemento que são ativadas termicamente. Algumas podem ocorrer espontaneamente quando a base atinge uma temperatura determinada.