Índice
Como era a política dos espartanos?
Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides. Os comandantes do exército esparto eram os próprios reis e cabia a eles também as funções relacionadas aos assuntos religiosos e militares….
Quem derrotou os espartanos?
Filipe II da Macedônia
Por volta de 339 a.C., o rei Filipe II da Macedônia conquistou a maior parte da Grécia, inclusive Esparta. No século II a.C., o exército romano dominou a cidade. Um grupo germânico, os visigodos, destruiu a antiga Esparta em 396 d.C.
Qual a origem dos espartanos?
A civilização que deu origem à cidade-estado de Esparta, na antiga Hélade, ou Grécia Antiga, desenvolveu-se no centro da Península do Peloponeso a partir da herança dos povos indo-europeus chamados dórios, que ali se estabeleceram por volta do século X d.C. Esparta, ao lado de Atenas e Tebas, tornou-se uma das …
Quem eram os cidadãos espartanos?
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
Como era a sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Como funcionava a educação espartana?
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.
Como foi o fim dos espartanos?
Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a.
Como os espartanos foram derrotados?
Em terra, os espartanos alcançaram vários êxitos em batalhas importantes, mas foram incapazes de capitalizar sua vantagem, e a guerra se viu em um estado de equilíbrio. No mar, a frota espartana foi derrotada por uma frota persa, acontecimento que deu fim às tentativas de Esparta de vencer através do poder naval.
O que aconteceu com os espartanos?
Quem eram os cidadãos em Esparta idade?
As leis eram formuladas e organizadas por um conselho formado pelos dois reis – afinal, Esparta era uma monarquia comandada por dois monarcas – e mais vinte e oito cidadãos com idades acima de 60 anos, chamados anciãos. Nesta sociedade a idade representava poder e sabedoria.
Quem era considerado cidadão em Atenas e espartanos?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Quais as principais características da sociedade espartana?
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.