Como e por que a Lua muda de forma?
Na verdade a Lua nunca muda. O que muda é apenas a porção que permanece iluminada pela luz do Sol e visível para nós. Como a Lua possui os movimentos de rotação e translação sincronizados nós sempre vemos a mesma face dela voltada para nós e só quando esta face está iluminada pelo Sol é que conseguimos vê-la.
Quando a Lua é cheia?
Uma das fases da Lua, quando a sua totalidade é refletida na Terra é chamada de Lua cheia. Ocorre quando a Lua completa um movimento de 180° após a Lua nova, assim, seu disco lunar totalmente iluminado e é visível à noite, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra.
Qual a diferença entre a lua crescente e Quarto Crescente?
Isso dificulta ou impede a sua visualização. A lua crescente é a fase posterior à lua nova e anterior à lua cheia. É nessa fase em que a lua atinge seu quarto crescente: momento em que a metade esquerda da lua aparece iluminada. A lua cheia é a fase em que a lua se encontra totalmente iluminada pelo sol.
Por que a Lua não muda?
Na verdade, a lua não muda, pois não possui luz própria. O que muda é a posição do sol em relação a terra. Vamos explicar melhor abaixo. A luz que vemos na lua na verdade, vem do sol, que, mesmo estando do lado oposto da terra, a ilumina. A depender da localização do sol, a lua é iluminada de formas diferentes,
Qual a porção iluminada da Lua?
Note que a porção iluminada que vemos da Lua vai se modificando lentamente ao longo do ciclo, portanto, a Lua apresenta inúmeras fases ao longo de um mês lunar. As fases nova, crescente, cheia e minguante representam denominações especiais para indicar o momento em que a Lua está localizada em um determinado ponto de sua órbita.
Como se move a Lua sobre a terra?
Recapitulando, a Lua se move cerca de 13° para leste, por dia, em relação às estrelas. Esse movimento é um reflexo da translação da Lua em torno da Terra, completada em 27,32 dias (mês sideral).
Qual a origem do fenômeno da Lua?
Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (≈ 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 – 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.