Como a lixiviacao pode agredir o solo?

Como a lixiviação pode agredir o solo?

Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo.

O que é o processo de laterização do solo?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

O que é lixiviação e como este processo afeta os solos?

Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Desse modo, a água “lava” os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d’água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

Qual a diferença entre lixiviação e percolação?

Não se deve confundir lixiviação com percolação. É comum haver a confusão dos termos lixiviação e percolação porque, tecnicamente, diz-se que a lixiviação é a remoção de solutos por meio da água que percola o solo. A percolação consiste no movimento descendente da água rumo às regiões mais profundas do solo….

Onde é encontrado o Latossolo?

Os Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos de textura média são característicos das regiões do Planalto Ocidental, da Depressão Periférica e das Cuestas Basálticas do estado de São Paulo. São desenvolvidos de arenitos, localizando-se em posições com relevo suavizado (declivi- dades de 0 a 20 %).

Como e onde ocorre o processo de desertificação no Brasil?

A ocorrência da desertificação no Brasil concentra-se nas regiões Nordeste e Sul do país. No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante).