Como a estrutura etaria afeta o crescimento ou declinio populacional?

Como a estrutura etária afeta o crescimento ou declínio populacional?

À medida que a estrutura etária da população mundial se altera e a percentagem de pessoas com mais de 60 anos aumenta, mais países vão começar a assistir a um declínio da sua população. O Japão tem a percentagem de idosos mais elevada e a percentagem de jovens mais baixa do Mundo.

É caracterizado pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da taxa de fecundidade?

Resposta: O envelhecimento da população ocorre por dois fatores, que têm ocorrido de maneira concomitante nos países desenvolvidos: um aumento gradual e constante na expectativa de vida (o que ocasiona um aumento no número de idosos) e a expressiva queda na taxa de fecundidade (quantidade de filhos por mulher).

Qual a força que impede o crescimento da população?

R: força que tende a impedir o crescimento da população; combinação de fatores bióticosou abióticos que impedem o crescimento da população. Exemplos: falta de água ou de alimentos; falta de espaço ou hábitat conveniente; presença de predadores, parasitas; doenças; competição.

Como ocorre o crescimento de uma população?

O crescimento de uma determinada população é influenciado por um conjunto de fatores de ordem política, econômica, social e cultural. Desse modo, o crescimento populacional ocorre de maneira diferenciada entre as mais distintas regiões do globo, justamente por reunir vários elementos e especificidades locais na sua configuração.

Quais são os fatores que influenciam o crescimento populacional?

Quais são os fatores que influenciam o crescimento populacional? O crescimento de uma determinada população é influenciado por um conjunto de fatores de ordem política, econômica, social e cultural.

Quando é positivo o crescimento da população?

Quando esse crescimento é positivo, afirma-se que há um crescimento da população. Já quando esse crescimento é dado em resultados negativos, infere-se que houve o decréscimo populacional. Ademais, há ainda o papel do saldo migratório da população, elemento fundamental para entender o crescimento demográfico absoluto.