As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico

As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico

Todo mundo sabe que com mais acessos, um site, landing page, página de vendas, blog ou loja virtual, tende a gerar mais negócios.

Para ter mais pessoas acessando o site da sua empresa, basicamente será necessário investir, pagando anúncios ou produzindo conteúdo de qualidade, ou ainda combinando ambos.

O que é tráfego orgânico?

É o tráfego conquistado em cima do conteúdo e algumas táticas, como SEO e boa utilização das redes sociais.

A ideia é trabalhar para que naturalmente o tráfego do site aumente e isto melhore gradualmente as colocações no ranking de resultados de pesquisas do Google.

É uma maneira eficiente e autêntica de desenvolver a voz da marca, conhecer e definir o público-alvo e ampliar a base de clientes, desenvolvendo um melhor relacionamento com os mesmos.

Como funciona?

Com a utilização de blogs, e-mail marketing e o site de sua empresa naturalmente o site de seu negócio passa a ser mais acessado, em função dos bons conteúdos informativos produzidos.

Cada post no blog ou compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais é marketing orgânico na prática.

Informação que mostra o valor, a credibilidade, o expertise de seu negócio, e que será encontrada no Google, redes sociais, ou compartilhada, fazendo com que progressivamente mais pessoas conheçam sua empresa, acessem seu site, entrem em contato e comprem de você.

Vantagens do tráfego orgânico

Se sua empresa não tem recursos para investir em anúncio, postar e permite obter os mesmos resultados que os anúncios pagos ao longo do tempo. É o que mostramos no post Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

O tráfego orgânico custa para sua empresa 60% menos que pagar anúncios na internet.

O tráfego orgânico é uma forma eficaz de ganhar a confiança de clientes potenciais.

Oferecer conteúdo de qualidade aumenta a credibilidade e gera fidelidade dos clientes à sua empresa, já que constantemente você está informando pessoas sobre tudo que envolve as soluções que seus produtos e serviços oferecem.

Desta forma as pessoas sentem que você realmente entende do seu segmento de trabalho.

O tráfego orgânico permanece no ar de forma gratuita. Não é preciso se preocupar com manter o conteúdo disponível ao longo do tempo na internet.

Seu conteúdo estará disponível para sempre. Assim, clientes potenciais vão encontrá-lo e utilizá-lo muito tempo depois de postado.

Anos depois de ser publicado, ele continuará gerando contatos qualificados e vendas.

Basta que um internauta encontre um post ou página de sua empresa, confie nas informações e por isso entre em contato com você.

O que é tráfego pago?

É aquele em que você paga uma taxa por cada clique, ou meramente por seu anúncio ser exibido.

Quando você navega em sites ou redes sociais, visualiza anúncios pagos em diversas oportunidades. Quando você acessa as pesquisas do Google, há os anúncios pagos no Google Ads.

Esse método é recomendado  para empresas que podem investir e querem aumentar o tráfego de seus sites rapidamente.

Vantagens do tráfego pago

O principal benefício do tráfego pago é a rapidez com que pode gerar resultados.

Quando o anúncio é publicado, fica imediatamente visível e pode gerar tráfego.

Com o tráfego pago, você segmenta quem vê seus anúncios.

Geralmente é possível segmentar por idade, localidade, idioma e interesses específicos.

Desvantagens de tráfego pago e orgânico

As desvantagens de cada tipo de tráfego

O tráfego orgânico geralmente faz muita diferença positiva para empresas menores. Porém, é preciso ser persistente e trabalhar no mínimo entre 3 e 6 meses para obter resultados consistentes. Quem tem paciência e comprometimento, tende a subir progressivamente nos resultados de busca no Google, mas isso não virá por mágica e serão necessários esforço, continuidade e frequência.

O tráfego pago tem como desvantagem o custo, e a chance considerável de perder dinheiro caso o anúncio não esteja bem feito e direcionado ao público certo.

Anúncios pagos nem sempre garantem cliques.

O internauta médio ignora anúncios pagos, e há extensões de navegadores e outros meios de bloquear os anúncios.

Outro ponto é que uma vez que acabar a verba do anúncio, ele some, e se você depende só dele para divulgação, sua empresa de certa forma some junto com ele.

Concluindo

Pesquisas mostram que 85% dos internautas que buscam no Google preferem clicar nos resultados de buscado que nos anúncios pagos.

Então, o tráfego pago pode até ser mais rápido e fácil, mas o orgânico oferece mais durabilidade e melhores recompensas pelo esforço e comprometimento.

Para melhores resultados, o ideal é combinar as duas táticas de marketing digital com foco mais forte e prioridade no orgânico.

Então, seja criando um site, loja virtual ou um blog, ou investindo em uma landing page ou página de vendas, mesmo que seu negócio possa investir em anúncios pagos na internet, você precisará de um bom conteúdo para atrair clientes potenciais que acessem sua empresa na internet, e realmente queiram fazer contato e comprar seu produto ou serviço.