Qual o papel da mulher no Renascimento?

Qual o papel da mulher no Renascimento?

De acordo com Oliveira, apesar de historicamente o principal papel da mulher ter sido relegado quase que exclusivamente à função materna, isso pouco mudará no Renascimento. Todavia, em diversas situações a mulher ocupou papéis de relevância na política e na condução da vida em sociedade.

Quais foram as mulheres mais importantes do Renascimento?

As apresentadas a seguir são somente uma pequena amostra do talento feminino na arte.

  • Sofonisba Anguissola (1532 – 1625, Itália)
  • Artemisia Gentileschi (1593 – 1656, Itália)
  • Élisabeth Vigée Le Brun (1755 – 1842, França)
  • Sonia Delaunay (1885-1979, Ucrânia)
  • Tamara de Lempicka (1898 – 1980, Polônia)

Como era o casamento no Renascimento?

Em meio à atmosfera de transformações sociais e culturais no renascimento, podemos afirmar que a vida da mulher ainda era marcada pela instituição do casamento. A vida de casada também era rígida e o sexo tinha a mera função de procriação. O homem era responsável pelo sustento e manutenção da família.

Qual era o padrão de beleza no Renascimento?

Voltando a valorizar o corpo feminino, o modelo de beleza do Renascimento supunha mulheres mais cheinhas, de ancas largas e seios generosos – o que se manteria até o final do século XVIII. O ideal de corpo era forte e esbelto, favorecendo uma visão poderosa dessas mulheres. Outro atributo valorizado eram os seios.

Que artistas se destacaram na época do Renascimento?

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Como eram as festas de casamento?

Na antiguidade, as festas de casamento eram realizadas especialmente pelos nobres, que promoviam grandes festas em seus palácios. Claro que a festa não era exclusividade deles. As pessoas de baixa linhagem também realizavam as suas festas, mas nenhuma se comparava às grandes e pomposas festas dos poderosos da época.